Referências - Lev Vygotsky

FaceBook  Twitter

O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa.

O psicólogo bielo-russo nasceu em 1896 e faleceu em 1934, mas sua obra ainda está sendo descoberta em vários pontos do mundo. Para Vygotsky, a aprendizagem é um processo social e, por isso, deve ser mediada. O papel da escola é orientar o trabalho educativo para estágios de desenvolvimento ainda não alcançados pelo estudante, impulsionando novos conhecimentos e novas conquistas a partir do que já sabe, constituindo uma ação colaborativa entre o educador e o estudante. A corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

 

IDEIAS:

  • “O saber que não vem da experiência não é realmente saber”.
  • “Através dos outros, nos tornamos nós mesmos.”
  • “A aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida do indivíduo.”
Copyright (c) Oga Mitá 2015. Todos os direitos reservados