Referências - Jean Piaget

FaceBook  Twitter

A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores.

Jean Piaget nasceu na Suíça, em 09/8/1896 e faleceu em Genebra, Suíça, em 17/9/1980. Estudou a evolução do pensamento até a adolescência, procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. Investigou o processo de construção do conhecimento, o pensamento lógico-matemático.

IDEIAS:

  • O ponto de partida do pensamento surge sob a dupla influência da linguagem e da socialização. Da linguagem, permitindo ao sujeito contar suas ações passadas, antecipar as ações futuras e até substituí-las, sem nunca realizá-las. E, da socialização, permitindo atos de pensamento que não pertencem exclusivamente ao eu que os concebe, mas, sim, a um plano de comunicação que lhes multiplica a importância.
  • Todo pensamento se origina na ação, e para se conhecer a gênese das operações intelectuais é imprescindível a observação da experiência do sujeito com o objeto.
  • Desde o nascimento até a idade adulta, o desenvolvimento mental do indivíduo é um processo contínuo de construção de estruturas variáveis, que, ao lado de características que são constantes e comuns a todas as idades, refletem o seu grau de desenvolvimento intelectual.
Copyright (c) Oga Mitá 2015. Todos os direitos reservados