Conheça a Escola

FaceBook  Twitter

Unidades

 

Maxwell

unidade maxwell

Esta é a casa da Educação Infantil. Para a Oga Mitá, muito mais que uma preparação para a escola ou um lugar que substitui a ausência dos pais que trabalham.

Acreditamos que a maior contribuição da Educação Infantil é propiciar condições de espaço/tempo para o desenvolvimento integral da criança, levando em consideração a sua realidade social e cultural e as características próprias do momento que está vivendo.

 

Baixo Bonfim

unidade baixobonfim

As crianças do 1° ao 5° ano têm, ao mesmo tempo, as instalações exclusivas e adequadas às suas necessidades e a proximidade com os jovens dos ciclos posteriores, contribuindo para o seu amadurecimento.

Os avanços tecnológicos do último século, especialmente aqueles ligados à comunicação e à informação, exigem uma escola dinâmica, que ultrapasse a simples transmissão de informação e que se comprometa com a aprendizagem de cada um e de todos os seus alunos. Transformar informação em conhecimento, garantir o acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade, contribuir para a formação de um aluno participativo, crítico e que exerça sua cidadania são os principais objetivos do trabalho que desenvolvemos no Ensino Fundamental.

 

 

Alto Bonfim

unidade altobonfim

Um espaço para as crianças e adolescentes, do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, apropriarem-se dos conhecimentos socialmente construídos na história da humanidade, vivendo a escola como um espaço de discussão e partilha do saber.

Antes de ir à escola para ter aula, o(a) estudante vai à Oga Mitá para conviver entre si, com os adultos e aprender mutuamente, para ampliar suas possibilidades de aprendizagem, atuando, continuamente, sobre os diferentes objetos do conhecimento.

Queremos que esses(as) jovens tenham uma postura crítica diante do meio em que vivem, discriminando os estereótipos e padrões culturais impostos pela mídia massificada. Somos daqueles que entendem que antes cidadãos do que consumidores. Pensamos sempre que "o mundo não é, está sendo" (Paulo Freire) e, portanto, nele nos colocamos como sujeitos da história que podem transformá-lo.

 

Agende uma visita

Agende uma visita e venha conhecer de perto o modo Oga Mitá de pensar Educação, olhar o mundo e ampliar horizontes.

 

Convivência

Para ingressar no nosso Ensino Fundamental e Médio, os estudantes devem participar da Convivência. Não fazemos seleção, porque não acreditamos que existam melhores ou piores: todos são diferentes.

Agendamos um encontro com eles/as e solicitamos que tragam o material escolar (cadernos e livros) utilizado anteriormente. A partir do 2º ano do Ensino Fundamental, deverão trazer uma declaração de frequência da escola de origem e o registro (boletim ou histórico) dos conceitos ou notas obtidos no ano letivo.

No dia do encontro, vivenciam em pequenos grupos, ou com um profissional da nossa equipe docente, diversas atividades pedagógicas.       Queremos ouvir, ver o que seus olhos dizem, mostrar o que somos, pensar em como poderemos ajudá-los/as a viver a emoção da descoberta e a gostar de aprender. Eles/as conhecem os espaços físicos, nosso cotidiano e a proposta de trabalho. Finalizando o encontro, faz-se a avaliação do dia por escrito.

Entrevista com os pais

Após a Convivência, a coordenação entra em contato com os pais para marcar uma entrevista, na qual irá conversar sobre como foi o encontro com o estudante, sobre assuntos relacionados ao histórico escolar e as expectativas dos pais em relação à Oga Mitá.

No caso do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), é nessa entrevista que devolvemos os materiais da escola de origem que o/a estudante trouxe para a Convivência. Os materiais de estudantes do Ensino Fundamental II e Médio são devolvidos a eles/as no mesmo dia da Convivência.

Matrícula

Os responsáveis terão uma semana, após a convivência, para efetivarem a matrícula (inserir link da página).

 

Matrícula

Depois da entrevista com a família, esta tem o prazo de uma semana para efetivar a matrícula. Após essa data, não garantimos a vaga.

Acreditamos que a decisão deva ser tomada com bastante convicção, tanto pelos responsáveis quanto pelos estudantes, trocando ideias, medindo seu desejo e fazendo sua opção com tranquilidade.

A lista de documentos para a efetivação da matrícula é a seguinte:

• 2 fotos 3x4

• Cópia da certidão de nascimento

• Cópia do cartão de vacina

• Exame de fezes completo (MIF recente)

• Tipo e grupo sanguíneo

• Declaração de escolaridade

• Histórico escolar

 

TAXA DE RESERVA DE VAGA - De acordo com o segmento desejado e com as informações obtidas na visita.

 

 

Copyright (c) Oga Mitá 2015. Todos os direitos reservados