Festa Literária

FaceBook  Twitter

Tudo começou em 1997, quando morreu Sylvia Orthof, uma autora presente em nosso cotidiano, em várias épocas. Decidimos homenageá-la, e assim nasceu a ideia de uma Feira de Literatura que socializasse o que havíamos aprendido e sentido com seus textos.

 

Com a inauguração do segmento de 5ª a 8ª séries, em 1999, o  clima de festa e espetáculo e a riqueza dessa pluralidade de expressões para diversas leituras literárias nos levaram a repensar o formato do evento. Criamos dois espaços x tempos diferenciados: a Semana Literária, para troca entre as turmas da própria escola e de escolas convidadas, além de recebermos pais e convidados;  e a Feira de Literatura.

Como nossa prática pedagógica sempre visa ao mundo além de nossos portões, resolvemos avançar e levar os livros para a rua. No dia 11.11.2000 fomos para a PRAÇA AFONSO PENA. A partir daí, sempre que possível, fomos para o espaço público.

Em 2009 mudamos o nome para Festa Literária, mas continuamos com o firme propósito de contagiar a comunidade com nosso entusiasmo pela criação de um ambiente cultural que contribua para ampliação dos níveis de leitura e de cidadania. A Festa Literária é realizada em uma manhã de sábado, no segundo semestre letivo, em que as leituras feitas ao longo do ano na escola são socializadas com a comunidade.