• Publicado: Terça, 18 Abril 2017 18:09
  • Escrito por Super User
  • Acessos: 201

 20170406 viagensliterarias 12

Caminhando dentro do livro, o leitor vai conhecer personagens e lugares, desvendar segredos, ficar encantado, sentir medo, acreditar em sonhos, chorar, dar gargalhadas, querer fugir e, às vezes, até sentir vontade de dar um beijinho na princesa. Tudo é mentira. Ao mesmo tempo, tudo é verdade...
(Ricardo Azevedo)

Leia mais...
  • Publicado: Quinta, 23 Fevereiro 2017 16:41
  • Escrito por Super User
  • Acessos: 383

“Os adolescentes não leem!”, “Como avaliar se estão lendo?”, “O que posso fazer para estimular o gosto pela leitura da garotada?” Essas são preocupações que, por vezes, são exteriorizadas pelos educadores, sejam eles pais ou professores.

Leia mais...
  • Publicado: Domingo, 26 Junho 2016 01:42
  • Escrito por Super User
  • Acessos: 1158

título café com letras 02b 

 

Café com pão/ Café com pão/ Café com pão

Virge Maria que foi isso maquinista?

Agora sim / Café com pão (...)

(Trem de Ferro, Manoel Bandeira)

 

Leia mais...
  • Publicado: Domingo, 10 Abril 2016 05:36
  • Escrito por Super User
  • Acessos: 1167

·         Roda de Leitura – É realizada com as turmas do Ensino Fundamental II e Médio. Quinzenalmente, a turma vai à biblioteca e, nesse tempo/espaço, cada estudante escolhe livros, socializa as impressões sobre algumas de suas leituras com o grupo e participa de atividades dinamizadas pela equipe da biblioteca.

Na Roda de Leitura deverão estar presentes: a diversidade de autores, de gêneros textuais e literários; a quantidade de livros para serem manuseados e a interatividade na troca de experiências. Assim, o(a) jovem leitor(a) irá descobrindo sua leitura preferida, o gosto pela leitura, e desenvolvendo seu senso crítico e a capacidade de seleção de obras de qualidade.Nosso desejo, com a Roda, é dar acesso, oferecer, estimular, mediar a educação do olhar estético... Queremos contagiar nossos leitores com a nossa paixão pelas letras.

·         Orientação para o Estudo – No 6º ano, os estudantes iniciam outra fase em sua vida estudantil. Por isso, há no currículo dois tempos com um Professor de Turma, que realiza atividades visando à integração do grupo, ao conhecimento das regras e combinados, à organização da sala e material coletivo, entre outras. Um desses tempos é partilhado com a dinamizadora da biblioteca neste projeto, visando subsidiar os estudantes com algumas técnicas de estudo (resumo, resenha, trabalho em grupo, seminário, debate e mesa-redonda, entre outras).

·         “A Ciência em Si” – Ocorre no 7º ano, numa parceria do professor de Ciências com a biblioteca. Uma de suas características mais marcantes é o objetivo de ampliar investigações de cunho científico além dos conteúdos propostos e gerar um novo conhecimento científico.          

·         Biografia – É realizado durante o 1º semestre letivo com as turmas de 8º ano. O projeto foi criado porque a biografia é um gênero que permite diversas conexões. Pode levar os/as estudantes a refletir sobre sua própria história de vida, conhecer diferentes realidades socioculturais e históricas, de forma significativa e contextualizada, bem como a história de vida de brasileiros/as que contribuíram para a transformação da sociedade. A produção de uma biografia contribui ainda para a vivência da monografia, no 9º ano, pois também envolve a pesquisa em moldes mais acadêmicos. Por isso, a produção de uma biografia integra o currículo do 8º ano.

·         Monografia – É realizado com a turma do 9º ano, com os objetivos de que os/as estudantes entrem em contato inicial com as normas de produção de um texto acadêmico; produzam uma dissertação a partir de suas leituras e reflexões; apresentem  o conteúdo da pesquisa de forma organizada, normalizada e atraente; utilizem o registro e a postura adequados a uma apresentação oral; entrem em contato com a experiência de orientação (cada estudante pode escolher um/a professor/a de disciplina como seu/sua orientador/a); desenvolvam sua autonomia. Por tudo isso, a monografia é um requisito para a conclusão do Ensino Fundamental.

·         Jornada de Informação Profissional – É realizado com a 2ª série do Ensino Médio. Consta de alguns encontros em que nossos estudantes podem entrar em contato com suas habilidades, aptidões e interesses; com uma gama de possibilidades profissionais, colocando em pauta a discussão da vida profissional.

 

 

Página 1 de 3