Conde Quincas - Projetos

FaceBook  Twitter

·         Roda de Leitura – É realizada com as turmas do Ensino Fundamental II e Médio. As rodas são combinadas com professores/as de diferentes disciplinas, promovendo a leitura de textos literários que tenham a ver com o formato combinado previamente (determinado tema ou autor/a, gênero literário etc.). A turma vai à biblioteca e, nesse tempo/espaço, cada estudante escolhe livros, socializa as impressões sobre algumas de suas leituras com o grupo e participa de atividades dinamizadas pela equipe da biblioteca. Na Roda de Leitura deverão estar presentes: a diversidade de autores, de gêneros textuais e literários; a quantidade de livros para serem manuseados e a interatividade na troca de experiências. Assim, o/a jovem leitor/a irá descobrindo sua leitura preferida, o gosto pela leitura, e desenvolvendo seu senso crítico e a capacidade de seleção de obras de qualidade. Nosso desejo, com a Roda, é dar acesso, oferecer, estimular, mediar a educação do olhar estético... Queremos contagiar nossos/as leitores/as com a nossa paixão pelas letras.

·         “A Ciência em Si” – Ocorre no 7º ano, numa parceria do professor de Ciências com a biblioteca. Uma de suas características mais marcantes é o objetivo de ampliar investigações de cunho científico além dos conteúdos propostos e gerar um novo conhecimento científico.          

·         Biografia – É realizado com as turmas de 8º ano. O projeto foi criado porque a biografia é um gênero que permite diversas conexões. Pode levar os/as estudantes a refletir sobre sua própria história de vida, conhecer diferentes realidades socioculturais e históricas, de forma significativa e contextualizada, bem como a história de vida de brasileiros/as que contribuíram para a transformação da sociedade. A produção de uma biografia contribui ainda para a vivência da monografia, no 9º ano, pois também envolve a pesquisa em moldes mais acadêmicos. Por isso, a produção de uma biografia integra o currículo do 8º ano.

·         Monografia – É realizado com a turma do 9º ano, com os objetivos de que os/as estudantes entrem em contato inicial com as normas de produção de um texto acadêmico; produzam uma dissertação a partir de suas leituras e reflexões; apresentem  o conteúdo da pesquisa de forma organizada, normalizada e atraente; utilizem o registro e a postura adequados a uma apresentação oral; entrem em contato com a experiência de orientação (cada estudante pode escolher um/a professor/a de disciplina como seu/sua orientador/a); desenvolvam sua autonomia. Por tudo isso, a monografia é um requisito para a conclusão do Ensino Fundamental.