Biblioteca Quincas - Funcionamento

FaceBook  Twitter

A primeira seção a ser criada foi a da Maxwell. Ela fica na primeira sala da escola, logo na entrada! A partir de 2016, com um espaço organizado especificamente para as crianças da Educação Infantil, em um ambiente aconchegante e sedutor, é um lugar muito frequentado por nossos leitores.

Com o compromisso de estimular a leitura pela fonte do prazer, as crianças da Educação Infantil vão à biblioteca pelo menos uma vez por semana. Caso elas desejem assistir a um filme, fazer uma pesquisa ou simplesmente ler, elas podem frequentar o espaço que funciona diariamente.

Nossos pequenos grandes leitores, além de escutar muitas histórias, também têm momentos para manipular os livros, já que as estantes estão de acordo com a altura das crianças, o que permite que elas mesmas escolham os que desejam. Isso permite que elas adquiram autonomia para circular na biblioteca.

Também é comum dramatizarmos histórias. Acreditamos que esta é uma forma de a criança explorar o mundo externo e sentir com muita intensidade os textos literários

Já no Baixo Bonfim, o novo espaço é voltado para as crianças do Ensino Fundamental I e suas necessidades. Lá, muitas crianças aproveitam para ler, rever o livro que gostam, contar histórias, conhecer os lançamentos, enfim, estabelecer, cada vez mais, um vínculo com o espaço e o envolvimento com a leitura. Além disso, semanalmente têm um encontro na biblioteca para a Roda de Leitura (ver em Projetos – fazer hiperlink).

Em ambas as seções, é recorrente, também, a visita de pais conhecendo nosso acervo, tomando conhecimento de referências literárias que fazem parte da nossa escola e, muitas vezes, de nossas vidas.

Consideramos que o gosto pela leitura se desenvolve e se refina à medida que se multiplicam e se diversificam as experiências com a arte literária.  A biblioteca se constitui um lugar que, nesse caminhar, estabelece uma relação mais estreita entre o livro, a leitura e as pessoas que dele participam.