Ensino Fundamental I
- Categoria: Escola
- Publicado: Sábado, 26 Março 2016 19:41
- Escrito por Super User
- Acessos: 13050
Ensino Fundamental l
À medida que avança em seu desenvolvimento, a criança é capaz de construir conceitos cada vez mais abstratos em níveis cada vez maiores de generalizações.
1º ao 5º ano
Pensamos a educação como uma prática social, inserida em um contexto histórico, social, político e cultural. Os avanços tecnológicos do último século, especialmente aqueles ligados à comunicação e à informação, exigem uma escola dinâmica, que ultrapasse a simples transmissão de informação e que se comprometa com a aprendizagem de cada um e de todos os seus alunos. Transformar informação em conhecimento, garantir o acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade, contribuir para a formação de um aluno participativo, crítico e que exerça sua cidadania são os principais objetivos do trabalho que desenvolvemos no Ensino Fundamental.
Em nossa metodologia respeitamos a história de nossos alunos, seus interesses, desejos, informações e competências, que são produzidos pela sua interação com os seus pares, com o professor e com os diferentes contextos em que está inserido. Para nós, não é só o aluno que aprende nem só o professor que ensina. Ambos compartilham dessa construção, embora de forma diferenciada. Assim, o objeto de conhecimento a ser construído junto aos(às) alunos(as) ultrapassa os conteúdos disciplinares dos livros didáticos, os modelos preestabelecidos, porque são incontroláveis as aprendizagens que ocorrem fora e dentro da escola.
A sala de aula precisa "abrir a porta" para os sentimentos e as histórias dos(as) alunos(as) e professores(as). Procuramos construir um cotidiano escolar repleto da vida que acontece dentro e fora dos muros da escola, porque só dessa forma podemos proporcionar uma aprendizagem que tenha sentido e significado para nossos alunos e alunas.
Cabe a este ciclo o acesso a conceitos mais gerais de cada área de estudo, para que o aluno redimensione e amplie o conhecimento de que já dispõe. Nele, a criança terá a possibilidade de apropriar-se do conhecimento socialmente construído e ampliar sua própria capacidade de conhecer e usufruir deste.
A ideia, ainda, é fazer com que o estudante tenha a possibilidade de relacionar dados, fatos, conceitos das diversas ciências, utilizando os conhecimentos adquiridos como instrumento de reflexão crítica sobre a realidade. Queremos que exercite sua postura crítica e sua criatividade, ousando se contrapor a estereótipos e padrões rígidos de ordem estética, social e cultural.
Funcionamento da secretaria
Rua Conde de Bonfim, 1.305 – Tijuca (Baixo Bonfim). Tels.: 2278-8116 e 2278-8260
Horário: das 8h às 17h.
Horários de entrada e saída
Turno da manhã: Entrada – 7h30 / Saída – 12h
Turno da tarde: Entrada – 13h / Saída – 17h30
Saída do Horário Integral – 17h30
Horário integral
Foi pensado para oferecer à garotada uma extensão de sua casa. Nesse tempo/espaço eles têm o acompanhamento de um(a) profissional da escola, sempre atento(a) ao desenvolvimento da autonomia e das especificidades de cada um.
Rotina – Inclui o lanche, no meio das manhãs e das tardes. Eles têm um momento reservado para fazer o contrato (trabalho de casa). E é arrumando a roupa, trocando a toalha e pegando o sabonete e o xampu que todos se preparam para o banho. Nesses momentos, o grupo da Manhã se arruma, indo em seguida para a escolaridade; já o grupo da Tarde, depois do lanche, vive essa rotina na volta para casa.
Na hora do almoço, que é preparado de acordo com a orientação de uma nutricionista, os dois turnos do Integral se encontram.
As crianças realizam uma atividade física duas vezes na semana, como Natação e Judô, mas ainda sobra muito tempo para as brincadeiras, descobertas e excursões.
Equipe
Professores
Julianne Duarte — Prof. Guarani-Nhandeva Manhã (1º Ano EF. I)
Ana Roberta — Prof. Guarani-Nhandeva Tarde (1º Ano EF. I)
Aliny Evelyn — Prof. Krahô-Kanela Manhã e Tarde (2º Ano EF. I)
Flavia Athila — Prof. Pipipã Manhã (3º Ano EF. I)
Cintia de Amorim — Prof. Pipipã Tarde (3º Ano EF. I)
Fernanda Inácio — Prof. Zo’é Manhã (4º Ano EF. I)
Carina Ferreira — Prof. Zo’é Tarde (4º Ano EF. I)
Danielle Marques — Prof. Aruá Manhã e Tarde (5º Ano EF. I)
Vivian Pinheiro — Prof. substituta EF. I Manhã
Bernardo Freitas — Prof. Ed. Física EF. I
Gabriela Macena — Prof. Artes EF.I
Sergio de Andrade — Prof. Música EF.I
Ana Ribeiro — Dinamizadora da Biblioteca
Ana Carolina — Dinamizadora da Biblioteca
Beto Tameirão — Dinamizador da Informática
Horário Integral Ensino Fundamental I
Patricia Puppin
Marié Rayanne
Coordenação:
Flávia Oliveira
Maria Luiza Khury (Teca)
Raphaela Bomtempo
Apoio
Joel dos Santos Filho
Josenaldo de Lima
Eli Santos
Paulo Chadinha
Silvana Canelas
Valtemir de Oliveira
Secretaria
Emilia Costa
Glaucia do Amparo Rodrigues
Mayre Elle de Oliveira