Ensino Fundamental I

FaceBook  Twitter

Ensino Fundamental l

À medida que avança em seu desenvolvimento, a criança é capaz de construir conceitos cada vez mais abstratos em níveis cada vez maiores de generalizações.

 

1º ao 5º ano

Pensamos a educação como uma prática social, inserida em um contexto histórico, social, político e cultural. Os avanços tecnológicos do último século, especialmente aqueles ligados à comunicação e à informação, exigem uma escola dinâmica, que ultrapasse a simples transmissão de informação e que se comprometa com a aprendizagem de cada um e de todos os seus alunos. Transformar informação em conhecimento, garantir o acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade, contribuir para a formação de um aluno participativo, crítico e que exerça sua cidadania são os principais objetivos do trabalho que desenvolvemos no Ensino Fundamental.

Em nossa metodologia respeitamos a história de nossos alunos, seus interesses, desejos, informações e competências, que são produzidos pela sua interação com os seus pares, com o professor e com os diferentes contextos em que está inserido. Para nós, não é só o aluno que aprende nem só o professor que ensina. Ambos compartilham dessa construção, embora de forma diferenciada. Assim, o objeto de conhecimento a ser construído junto aos(às) alunos(as) ultrapassa os conteúdos disciplinares dos livros didáticos, os modelos preestabelecidos, porque são incontroláveis as aprendizagens que ocorrem fora e dentro da escola.

A sala de aula precisa "abrir a porta" para os sentimentos e as histórias dos(as) alunos(as) e professores(as). Procuramos construir um cotidiano escolar repleto da vida que acontece dentro e fora dos muros da escola, porque só dessa forma podemos proporcionar uma aprendizagem que tenha sentido e significado para nossos alunos e alunas.

Cabe a este ciclo o acesso a conceitos mais gerais de cada área de estudo, para que o aluno redimensione e amplie o conhecimento de que já dispõe. Nele, a criança terá a possibilidade de apropriar-se do conhecimento socialmente construído e ampliar sua própria capacidade de conhecer e usufruir deste.

A ideia, ainda, é fazer com que o estudante tenha a possibilidade de relacionar dados, fatos, conceitos das diversas ciências, utilizando os conhecimentos adquiridos como instrumento de reflexão crítica sobre a realidade. Queremos que exercite sua postura crítica e sua criatividade, ousando se contrapor a estereótipos e padrões rígidos de ordem estética, social e cultural.

 

Funcionamento da secretaria

Rua Conde de Bonfim, 1.305 – Tijuca (Baixo Bonfim). Tels.: 2278-8116 e 2278-8260

Horário: das 8h às 17h. 

 

Horários de entrada e saída

Turno da manhã: Entrada – 7h30 / Saída – 12h

Turno da tarde: Entrada – 13h / Saída – 17h30

Saída do Horário Integral – 17h30

 

Horário integral

Foi pensado para oferecer à garotada uma extensão de sua casa. Nesse tempo/espaço eles têm o acompanhamento de um(a) profissional da escola, sempre atento(a) ao desenvolvimento da autonomia e das especificidades de cada um.

Rotina –  Inclui o lanche, no meio das manhãs e das tardes. Eles têm um momento reservado para fazer o contrato (trabalho de casa). E é arrumando a roupa, trocando a toalha e pegando o sabonete e o xampu que todos se preparam para o banho. Nesses momentos, o grupo da Manhã se arruma, indo em seguida para a escolaridade; já o grupo da Tarde, depois do lanche, vive essa rotina na volta para casa.

Na hora do almoço, que é preparado de acordo com a orientação de uma nutricionista, os dois turnos do Integral se encontram.

 

As crianças realizam uma atividade física duas vezes na semana, como Natação e Judô, mas ainda sobra muito tempo para as brincadeiras, descobertas e excursões.

 

Equipe

 

Professores

Rafaela Rodrigues — Prof. Pipipã Manhã (1º Ano EF. I)

Flavia Barbosa — Prof. Pipipã Tarde (1º Ano EF. I)

Fernanda Inácio — Prof. Zo'É Manhã (2º Ano EF. I)

Flavia Athila — Prof. Zo'É Tarde (2º Ano EF. I)

Cintia de Amorim — Prof. Aruá Manhã (3º Ano EF. I)

Gabriela dos Santos — Prof. Aruá Tarde (3º Ano EF. I)

Patrícia Barbosa — Prof. Uru-Eu Au-Au Manhã (4º Ano EF. I) e Professora Substituta Tarde

Raphaela Bomtempo — Prof. Uru-Eu Au-Au Tarde (4º Ano EF. I)

Larissa Santos — Prof. Apurinã Manhã (5º Ano EF. I)

Danielle Marques — Prof. Apurinã Tarde (5º Ano EF. I) e Professora Substituta Manhã

Bernardo Freitas — Prof. Ed. Física EF. I

Xênia Fróes — Prof. Artes EF.I

Thais Boulanger — Prof. Artes EF.I

Sergio de Andrade — Prof. Música EF.I

Marisa Gomes — Prof. Auxiliar EF.I

Ana Ribeiro — Dinamizadora da Biblioteca

Beto Tameirão — Dinamizador da Informática

  

Horário Integral Ensino Fundamental I

Ana Roberta Vignoly

Letícia Pires

  

Coordenação:

Maria Luiza Khury (Teca)

Flávia Oliveira

Raphaela Bomtempo

 

 Apoio

Joel dos Santos Filho

Josenaldo de Lima

Maria Antônia

Paulo Chadinha

Silvana Canelas

Valtemir de Oliveira

  

Secretaria

 Emilia Costa

Mayre Elle de Oliveira

 

Copyright (c) Oga Mitá 2015. Todos os direitos reservados