Educação Infantil

FaceBook  Twitter

Nosso compromisso é fazer desse tempo/espaço escola um lugar pleno de sentido e significado para meninas e meninos – e seus pais também – que constroem a cada dia sua história conosco.

É na primeira infância que o indivíduo constrói a estrutura do seu caminhar.

 

Acreditamos que o cuidado e o bom atendimento à criança desta faixa etária é uma das prioridades da Educação Infantil, mas fazemos uma escola que não se limita ao atendimento. Serão nesses anos que as crianças viverão suas primeiras experiências de aprendizagens sistemáticas fora do contexto familiar. Portanto, temos uma Educação Infantil com função pedagógica, a partir da valorização da brincadeira, da relação corpo a corpo, da literatura, dos conhecimentos, sempre através de atividades significativas para elas.

Procuramos conhecer as características e a história de vida de cada criança, valorizando a cultura em que está inserida e ampliando, a partir daí, sua visão de mundo, seus conhecimentos e as possibilidades e o acesso aos conhecimentos historicamente produzidos. Nosso objetivo é formar crianças “cognitivamente desenvolvidas”, como também crianças autônomas, cooperativas, críticas e criativas.

 

Turmas agrupadas

Nossas turmas, por opção pedagógica, são agrupadas, isto é, organizadas em uma faixa etária ampla (2 a 5 anos). Basta ver que, no cotidiano, seja em família (irmãos, primos, parentes), seja no círculo de amigos, a relação entre as crianças se dá de forma natural, elas não ficam limitadas a conviver apenas com crianças da mesma idade. Juntas, constroem suas formas de interagir, independentemente do fator idade.

A aprendizagem se dá no contato e na troca com o outro, e por isso o conhecimento se torna mais significativo, pois não está descolado da vida.

 

Funcionamento da secretaria

Rua Maxwell, 194 - Vila Isabel. Tels.: 3271-1916 / 99614-2602.

Horário: das 8h às 17h. 

 

Horários de entrada e saída das crianças

Turno da manhã: Entrada – 7h30 / Saída – 12h

Turno da tarde: Entrada – 13h / Saída – 17h30

Saída do Horário Integral – 17h30

 

Dia a dia

Nosso dia a dia é organizado em atividades que classificamos em:

Atividades de rotina

São as que realizamos diariamente nos momentos determinados. São importantíssimas para que nossas crianças se organizem no tempo. São elas:

  • Planejamento cooperativo: no início do dia, este é um momento coletivo de conversa em que todos têm o direito de falar sobre o que lhes interessa, o que lhes preocupa. É o momento em que, com a orientação do/a professor/a, as crianças organizam a sequência de atividades de cada dia.
  • Lanche: todos lancham juntos, depois de prepararem o ambiente para esta atividade. É momento de troca de alimentos e de afeto.
  • Higiene pessoal (lavar as mãos e escovar os dentes): consideramos este momento privilegiado para a conquista de inúmeros conteúdos pedagógicos.
  • Arrumação da sala: a organização e limpeza do espaço são feitas sempre em companhia dos adultos, em “mutirão”. Este momento favorece a formação de indivíduos autônomos e cooperativos.
  • Avaliação do dia: a partir do planejamento cooperativo, avaliamos o que foi feito e registramos no “Livro da Vida”. A avaliação de cada dia aponta para novas atividades para o dia seguinte, comprometendo as crianças com o trabalho que vai sendo desenvolvido.

Atividades planejadas pelo professor

São atividades selecionadas pelo/a professor/a para atingir os objetivos traçados. Podem ser: pesquisas, lanches coletivos, passeios, excursões, visitas, entrevistas, jogos e muitas outras.

Atividades de livre escolha

São atividades oferecidas e distribuídas nos diferentes “cantos de trabalho”, que ficam à disposição das crianças, as quais escolhem livremente onde desejam trabalhar. Assim, o/a professor/a conhece melhor cada estudante através das opções que este/a faz e do seu desempenho em cada atividade, podendo fazer intervenções mais eficazes, de forma bastante individualizada.

Atividades inesperadas

São aquelas criadas a partir das situações que surgem no nosso cotidiano. Por exemplo, uma perna engessada pode ser motivo para uma série de atividades relacionadas aos ossos.

 

Horário integral

A escola oferece essa opção para crianças a partir de 1 ano. Em 2016, temos dois grupos em cada turno (Grupo 1, com crianças de 1 a 3 anos, e Grupo 2, de 4 a 6 anos).

O Horário Integral foi pensado para oferecer às crianças uma extensão de sua casa. Nosso desafio diário é fazer com que o espaço do Integral tenha uma “cara” de casa e ao mesmo tempo seja um ambiente que instigue a aprendizagem, provocando a sede por novas descobertas. Almoço, lanche, cochilos, brincadeiras, excursões, atividade física e muitas atividades fazem parte da rotina.

Nesse tempo/espaço eles têm o acompanhamento de um(a) profissional da escola, sempre atento(a) ao desenvolvimento da autonomia e das especificidades de cada um.

 

O espaço por onde andamos

Organizamos os diferentes espaços da escola de forma a favorecer a autonomia das crianças. Assim, procuramos trabalhar com as turmas nos diferentes ambientes para que todos possam conhecer cada lugar e, portanto, se sentirem em segurança para se locomover pela escola com independência.

Nossas salas são organizadas em cantos de trabalho onde classificamos os materiais segundo temas (de jogos, de brinquedos, de matemática: de artes;  de ciências; de livros; do escritor etc.). Muitos deles são criados de acordo com os projetos que estão sendo desenvolvidos.

Cuidamos para que as salas sejam bonitas e aconchegantes, para que cada uma delas tenha a cara de seus donos. Os trabalhos das crianças povoam paredes e estantes. O mobiliário é arrumado de forma a favorecer a movimentação livre das crianças, e reservamos espaços para que elas possam trabalhar tanto nas mesas como no chão.

Os materiais expostos nas estantes, ao alcance das crianças, são coletivos. Esse sentimento do coletivo é fundamental num projeto que prioriza a cooperação e a afetividade.

 

O trabalho com a literatura

Acreditamos que a literatura seja tão importante para o desenvolvimento de nossas crianças que transformamos o livro num grande aliado do nosso trabalho. Cada sala, organizada em cantos de trabalho, reserva sempre um espaço para o canto da leitura. Em nossa rotina sempre reservamos um momento para contar e ouvir histórias.

Para nós a literatura está intrinsecamente ligada à autoria, por isso estimulamos nossos alunos a criarem suas histórias, que são ilustradas, encadernadas, lidas e contadas por eles e por nós, que desejamos formar alunos, autores, produtores de sua própria história.

A leitura também se estende da escola para a casa, no projeto “Vai e Vem”. Ele consiste em que cada criança leve para a escola dois livros, de preferência escolhidos por ela. Para auxiliar os pais, a escola faz uma lista sugerindo alguns autores, porque priorizamos a qualidade literária do texto infantil e o acesso à boa literatura. Além dos livros, a criança também leva uma pasta e no dia combinado com a turma acontece o troca-troca. Cada uma escolhe um livro que deve retornar para a escola na semana seguinte. Os livros que ficaram na escola são guardados na caixa do “Vai e Vem”.

 

O trabalho com projetos

Optamos pelo trabalho com projetos. Os temas a serem trabalhados são gerados na e pela ação do grupo. O/A professor/a é o/a coordenador/a dos trabalhos: a partir da leitura dos interesses manifestados pelo grupo, organiza o tempo, o espaço e os materiais para que as crianças avancem em suas pesquisas, se apropriem de novos conhecimentos.

Embora seja importante planejar, registrar, avaliar e produzir, o projeto comporta uma grande dose de imprevisibilidade, podendo ser alterado sempre que necessário, já que o desenvolvimento de cada projeto depende do interesse das crianças.

Um dos ganhos do trabalho com projetos é possibilitar às crianças que, a partir de um assunto, possam estabelecer múltiplas relações, ampliando suas ideias sobre um tema específico. Esse aprendizado serve de referência para outras situações permitindo generalizações

 

Avaliação

É através da observação diária e do registro dessas observações num instrumento que chamamos “fichas individuais” que acompanhamos o desenvolvimento de cada criança.

Para formalizar a avaliação, cada professor/a elabora um documento onde registra as conquistas, dificuldades e possibilidades de cada criança a partir de uma listagem de objetivos traçada no início do trimestre. 

 

Também os pais são convidados a entrar nesse processo não só dando suas opiniões sobre as atividades desenvolvidas no dia a dia como, semestralmente, preenchendo uma ficha de avaliação na qual todos os aspectos relacionados à escola são avaliados. 

 

Copyright (c) Oga Mitá 2015. Todos os direitos reservados