Referências - Augusto Boal

FaceBook  Twitter

No Teatro do Oprimido, refletimos sobre o passado, ensaiamos sua transformação no presente, para inventarmos o futuro desejado, porque ser cidadão é transformar a realidade e viver é mudar o mundo.

Nasceu no bairro da Penha, Rio de Janeiro, em 16/3/1931. Foi engenheiro químico, teatrólogo, diretor, dramaturgo, ensaísta, vereador, criador do Teatro do Oprimido nos anos 1970, professor na New York University, na Harvard University e na Université de La Sorbonne-Nouvelle.

Desenvolveu o Teatro Jornal, o Teatro Invisível, o Teatro-Fórum, o Teatro-Imagem e o Teatro-Legislativo. Criou o Centro de Teatro do Oprimido, aplicou cursos e desenvolveu atividades ligadas ao Teatro do Oprimido.

 

IDEIAS:

  • “Um poeta se faz poetando, um escritor escrevendo, um compositor compondo, um professor ensinando e aprendendo, um Curinga curingando – um cidadão se faz agindo, social, política e responsavelmente.”
  • “Cidadão não é aquele que vive em sociedade – é aquele que a transforma!”
  • Teatro do Oprimido é um método teatral que se baseia no princípio de que o ato de transformar é transformador, que busca, através do Diálogo, restituir aos oprimidos o seu direito à palavra e o seu direito de ser.
Copyright (c) Oga Mitá 2015. Todos os direitos reservados