Referências - Maria Montessori

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A verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação.

Maria Montessori nasceu em 31/8/1870, em Chiaravalle, Itália. Por motivos ideológicos, estabeleceu-se na Holanda, onde faleceu em 1952, aos 81 anos. Primeira mulher a se formar em medicina em seu país, foi também pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase à autoeducação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento.

 

IDEIAS:

  • Princípios básicos - liberdade, atividade e individualidade.
  • A criança não é um ser incompleto, desde o seu nascimento ela já é um ser humano integral.
  • A criança possui uma sensibilidade para observar e absorver tudo em seu ambiente. A isso denominou de “mente absorvente”.
  • A educação se estende além dos limites do acúmulo de informações. Deve-se desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender - conceito que ela considerava inerente a todos os seres humanos.
  • Em oposição aos métodos tradicionais, que não respeitavam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento da criança, ela desenvolveu a "Pedagogia Científica", através de observação científica dirigida, e não meramente baseada no empirismo primário.
  • Tudo que rodeia o mundo infantil deve acompanhar o tamanho dos pequenos: os utensílios, cadeiras, mesas, porque isso elimina sua dificuldade em se movimentar, tornando a criança bastante prestativa, e por sua vez seu caráter muda, ela se torna mais calma e capaz de se concentrar.
  • As salas de aula são compostas por crianças de diferentes idades, com isso ocorre a ajuda mútua, a colaboração e o ensino entre elas.
  • O aprendizado é uma conquista da criança, pois através da sua liberdade de ação ela executa atividades que lhe despertam maior interesse, construindo assim os conhecimentos de maneira significativa; pode-se chamar esse processo de autoeducação.
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