Aula-passeio: Fundação da Cidade do Rio de Janeiro

FaceBook  Twitter

20190812 fundacaoriodejaneiro 01

No dia 12/08, o grupo do Zo'é embarcou rumo à aula-passeio "Fundação da cidade do Rio de Janeiro". Nossa primeira parada foi no Monumento a Estácio de Sá, local com visão privilegiada para a enseada de Botafogo e o bairro da Urca. Lá, localizamos entre os morros Pão de Açúcar e Cara de Cão onde nossa cidade foi fundada por Estácio de Sá, e percebemos o quanto a entrada da Baía de Guanabara é estreita. As modificações na paisagem também chamaram a atenção da turma.
Seguimos nossa viagem ao passado… A distância que indígenas, franceses e portugueses percorreriam de barco naquele período, navegando pela Baía de Guanabara, nós fizemos de ônibus, trafegando pelo Aterro do Flamengo em direção à Praça XV. A extensão da área aterrada, a Igreja do Outeiro da Glória, a Esplanada do Castelo, onde antes se situava o Morro do Castelo, para onde nossa cidade foi transferida após a reconquista das terras cariocas pelos portugueses, e ainda a famosa Rua Direita, nomeada de Primeiro de Março na atualidade, foram pontos observados no trajeto.
Nossa segunda parada foi na Praça XV, outro local que tem muito a contar sobre nosso município. Lá, vimos o Chafariz, de autoria de Mestre Valentim que abastecia de água a população e os navios que chegavam ao porto do Rio de Janeiro, e outra construção secular: o Paço Imperial.
Percorremos séculos de história em algumas horas! A aula-passeio foi fundamental para as crianças darem sentido às aprendizagens vividas em sala.

Fernanda Inácio, professora da Zo'É Manhã (4º ano)

Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.