Sementes brotando

FaceBook  Twitter

 20220804 sementesbrotando (06)

 Ao longo do primeiro semestre, o grupo Ashaninka olhou com muita atenção para o quintal. Manoel de Barros diz que este é um território do brincar e um espaço mágico que nos faz explorar, inventar, construir e fazer poesia. Para ele, e também para nós, as grandes coisas da vida são aprendidas a partir das coisas pequenas, das insignificâncias e no como elas podem se tornar grandes.

Com o desejo de cuidar de uma árvore, as crianças do Ashaninka manhã tentaram fazer germinar uma semente de abacate, mas não tiveram sucesso. Entraram de férias sem esse desejo conquistado.

Já os Arara, mergulhados na cultura Afro Brasileira e Africana e inspirados no cultivo de feijão feito por um grupo africano, plantaram feijão, mas também não obtiveram sucesso.

No retorno das férias de julho, a família da Clara deu de presente para os Ashaninka um caroço de abacate germinado e pronto para o plantio e a professora Carol, trouxe da casa de sua mãe, feijões germinados. Que coincidência, não é mesmo? Por isso escolhemos a partilha, o viver junto, a parceria entre as duas turmas: Arara e Ashaninka.

Nesse intuito, e com o auxílio do Daniel, nosso jardineiro, as turmas se reuniram para semear juntos a beleza e o mistério da vida. Enquanto vivíamos esse processo, vários questionamentos surgiram: Será que crescem rápido? Elas precisam de muita água? Necessitam ser regadas todos os dias? Precisam da luz do sol constantemente ou de sombra? Em que espaço da escola elas irão ficar?

Mergulhados nessa partilha, na medida em que as perguntas surgiam, Daniel orientava e explicava às crianças e aos adultos: "Precisa fazer buraquinhos para semear cada semente". "O abacate precisa de sol pleno para crescer e se fortalecer". "Já o feijão precisa ficar à sombra e ser regado diariamente para que sua terra fique bem úmida". Seguindo seus conhecimentos de jardinagem, percebemos que o melhor lugar para as semeaduras era o quintal da frente porque em uma parte do dia teria sol e na outra, sombra. Esse encontro proporcionou trocas muito ricas.

Sabemos que o encontro com a natureza qualifica o olhar, faz brotar questionamentos, suscita curiosidades, interações e vivências. Quando a criança observa ela experimenta a vida e o desenvolvimento do mundo ao seu redor. Em breve daremos mais notícias das nossas plantações.

Educação Infantil
Turmas: Arara manhã e Ashaninka manhã (crianças de 4 a 6 anos)

Professora do Arara M: Carol Oliveira
Professora do Ashaninka M: Kássia Freitas

 

Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.