Experimentando com todos os sentidos

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A comida não é somente alimento, é também uma linguagem, um verdadeiro alfabeto com o qual construímos a nossa relação com os outros e com o mundo.
Maddalena Tedeschi

A turma Fulni-ô tarde tem levado para as rodas de conversa o que percebem de diferenças e semelhanças entre o campo e a cidade.Também compartilham o que sabem sobre a vida no campo. A música e a literatura têm encantado ainda mais esse processo.
A curiosidade sobre alguns alimentos costuraram muitas conversas. Falamos sobre plantações, colheita e quem faz esse trabalho até a chegada dos alimentos à feira e supermercados.
Levamos para a sala alguns alimentos. As crianças conheceram a batata doce e o aipim, que nascem embaixo da terra. Também tivemos a cana-de-açúcar , milho verde, milho de pipoca e grãos de café torrado. Buscamos imagens e vídeos de colheita desses alimentos e pessoas envolvidas nesse processo.
O alimento é uma constelação sensorial,como diz Maddalena Tedeschi. As crianças puderam sentir texturas, cheiros e sabores, porque depois também fizemos uma degustação. Ver o alimento pronto para comer foi um momento encantador e de trocas de observações.
Quando a turma soube que o café era uma fruta, todos ficaram espantados e curiosos. Depois de verem fotos e vídeos com a fruta do café, cafezais e cafeicultores, sentiram com as próprias mãos os grãos torrados. O cheiro foi o que mais chamou a atenção. Depois com muita alegria e entusiasmo, usando um pilão, cada criança experimentou moer o café e foi colocando o pó no filtro de pano. Ao final quando a água passou pelo filtro, a grande mágica aconteceu e a bebida surgiu encantando a todos.


Educação Infantil (3 e 4 anos)
Turma: Fulni-ô Tarde
Professora: Mayara Corenza
Estagiário: Gabriel

 

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