Mascharadas no Moitará

Quanto mais consciente nos tornamos de nossa verdadeira essência, mais se reduzirá a ação das máscaras em nossa vida. (Tathiane Silva)

Na nossa escola acreditamos que o contato com diversas manifestações culturais e o uso de múltiplas linguagens abre portas para a formação de um ser sensível e crítico. Daí, na biblioteca, em nossos encontros com adolescentes, procuramos dar acesso a uma diversidade de temas, autores/as, gêneros textuais e linguagens.

Nossa prática se dá por meio de parcerias com os professores dos diferentes componentes curriculares, e as atividades costumam ser planejadas em conjunto com eles e elas. E assim surgiu Mascharadas.

No mês de fevereiro, a professora de Mídias, Bia Porto, propôs à equipe do Alto Bonfim fazermos um projeto pré-carnavalesco conjunto. Nós, da biblioteca, aderimos de imediato com vários objetivos em mente: trabalhar a confecção de máscaras, saborear a leitura literária compartilhada e refletir sobre as máscaras socioemocionais que usamos na relação com os outros/as.

Na Oficina da Confecção de máscaras, fizemos a leitura do conto “O rosto atrás do rosto” (no livro Doze reis e a moça no labirinto do vento), de Marina Colasanti; apresentamos slides produzidos pela professora Bia, contendo um poema; e trocamos ideias sobre os textos enquanto cada um/a fazia ou customizava sua própria máscara.

A profa Bia também deu algumas dicas sobre como usar a linguagem fotográfica para registro dessas produções. Dessa folia, surgiram textos e máscaras. Vejam algumas aqui, bem como o poema inicial.

Ensino Fundamental 2
Selma Monteiro e Jordana Urquiza (Biblioteca Conde Quincas)
Bia Porto, Profa de Mídias