Recontos Pipipã M/T

Desde o início do ano, as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I conheceram muitas histórias dos povos originários. Mesmo com todos os desafios que os encontros on-lines exigiam de nós, neste contexto pandêmico, fomos aos poucos envolvendo as crianças e percebendo a disponibilidade delas para escuta das histórias. Para além de ampliar o repertório de leitura da garotada e assegurar o direito de viver experiências da nossa cultura, queríamos trazer narrativas que fossem ligadas à criação do mundo, as origens dos seres e das coisas. Elegemos alguns títulos que possibilitassem e ampliassem o diálogo sobre o assunto, como: Nós: uma antologia de literatura indígena, organizada e ilustrada por Maurício Negro, Outras tantas histórias indígenas de origens das coisas e do Universo, de Daniel Munduruku, entre outros.

Depois de muitas histórias lidas e de uma boa conversa sobre as narrativas da tradição oral e como elas permanecem vivas no mundo, propusemos que as crianças recontassem um dos contos que mais gostaram. Dividimos a turma em quatro grupos e cada um escolheu um para contar ao seu modo. Com muita autonomia, textos escritos, ilustrados, podcast e vídeos foram produzidos por eles/elas.

Agora, com tanta belezura, chegou a hora de compartilhar as produções. Desejamos que curtam bastante o trabalho desenvolvido pelos nossos leitores e pelas nossas leitoras das turmas Pipipã M/T!

Ana Ribeiro e Ana Carolina
(Dinamizadoras da Biblioteca Quincas – BB)