Memórias: as raízes dos Mbya

“…Nesse silêncio, escutou uma voz que parecia vir do chão e dizia:
Pare de procurar por aí e olhe dentro de você…”

(O vazio, de Anne Llenas)

Quase todo mundo já se surpreendeu ao ter uma lembrança, ao sentir um cheiro ou ouvir um som. Isso acontece porque o ser humano é construído a partir de lembranças e estímulos do entorno. As experiências que acumulamos ao longo da vida nos levam a ser quem somos. Cada pessoa tem dentro de si um “baú” repleto de memórias, boas e ruins, e essas lembranças são parte de nossas raízes.

Os Guarani Mbya manhã e tarde conversaram sobre os sentimentos, lembranças e a memória individual. Lembranças que são e criam nossas raízes como pessoas.  Muitos momentos e experiências significativas estão guardadas em nossas memórias afetivas. Às vezes, nem nos damos conta do que existe dentro de nós e, na verdade, somos constituídos por vivências que estão adormecidas na memória da gente. Resgatá-la é um exercício de relembrar, mas não só. Através das lembranças, nos deparamos com pessoas amadas, momentos inesquecíveis, dores, erros, acertos e suspiros. Foi nessa perspectiva que fizemos um convite às crianças e às famílias do Mbya: contar histórias marcantes, vividas durante suas vidas. Com essas histórias, fizemos um podcast e o resultado está em nosso site, que foi criado especialmente para o Moitará! 

Agora temos mais um convite feito a vocês, para que conheçam um pouco mais de nossas raízes, um pouco das memórias guardadas pela família Guarani Mbya.

Ouça “PodCast Dois Turnos 1.0” no Spreaker.

Professoras: Flavia Athila, Julianne Duarte e Aliny Lobo
Contribuições: Lohane Oliveira e Ana Clara Xavier
Turmas: Guarani Mbya manhã e tarde (1º ano do Ensino Fundamental I)