Livro de ilustrações – Um Quilombo no Leblon

Ao longo do 2° trimestre, as turmas Pipipã Manhã e Tarde se dedicaram a entender as configurações da sociedade brasileira a partir da colonização e do período da escravatura. E para compreender esse momento da história, buscamos contar a história das pessoas que resistiram e lutaram para a conquista da abolição dos negros escravizados.

Para nos guiar por essa viagem e reconhecer os principais agentes da luta abolicionista no Brasil, fizemos a leitura do livro Um Quilombo no Leblon, de Luciana Sandroni, que nos ajudou a identificar os processos para que ocorresse a constituição dos quilombos, que incluíram as fugas de escravos para terras livres e geralmente isoladas.

Durante a leitura e os momentos de trocas, cada criança escolheu uma parte da história que gostaria de ilustrar, que resultou em um livro ilustrado, com  textos que as crianças construíram com suas principais memórias e relatos sobre a leitura.

“Nesse livro, boa parte foi inventada pela Luciana Sandroni, porém muitas partes são misturadas com fatos históricos, como, por exemplo, a existência do João Clapp, do Joaquim Nabuco e do Seixas, que fizeram parte do Movimento Abolicionista e também a existência da fábrica de malas.”
                       (Pipipã Manhã)

No dia 13 de Maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, libertando os escravos. Muitas pessoas batalharam para acabar com a escravidão, principalmente o povo negro e também os abolicionistas.”
                          (Pipipã Tarde)

Professoras: Patrícia Puppin e Raiany Prata
Estagiária: Lygia de Paula
Pipipã Manhã e Tarde
5º ano do Ensino Fundamental I
Junho 2021