No Caminho da Poesia

Desde o início do ano, a poesia tem sido presente em nossos encontros com as crianças do grupo Krahô-Kanela (4º ANO). Para iniciar o trabalho com as questões que envolvem o estudo dos textos poéticos, buscamos em nossas raízes a poética do samba. Em diálogo com o projeto da turma, conhecemos um pouco sobre a vida e a obra do poeta e compositor sambista Noel Rosa. Lemos o livro “Noel, o menino da Vila”, de Clóvis e Márcia Bulcão. A história retrata as peraltices da infância do menino poeta e traz várias composições suas. Depois de conhecê-lo um pouco mais e de desfrutar suas canções, nos dedicamos à observação e estudo da estrutura, ritmo, rimas e combinações de palavras nas poesias de Noel. E para socializar as aprendizagens e descobertas sobre ele, mesmo que virtualmente, abrimos um botequim com direito a uma boa média e um pãozinho bem gostoso!

Em seguida, para ampliar o repertório e aprofundar o conhecimento da garotada sobre a poesia, lemos parte do livro “Cada Coisa”, de Eucanaã Ferraz. O título traz poesias de objetos comuns do nosso cotidiano, como: brinco, botão, clip… Um verdadeiro convite à criação de poemas. Além disso, nossos/as leitores/as também escolheram um/a poeta para pesquisar e apresentar para a turma, Carlos Drummond, Cecília Meireles, Paulo Leminski entre outros/as se fizeram presentes. Além disso, receberam presentes com poesias picotadas. A ideia era que cada grupo montasse o poema de acordo com as suas hipóteses de construção e depois ilustrassem cada um deles. Não tinha certo nem errado, apenas outros jeitos de escrevê-los.

Feito esse caminho, demos continuidade trazendo assuntos da atualidade. Nossa reflexão foi para entender que o texto poético é mais uma forma de se expressar, e por ele podemos falar sobre qualquer assunto, amor, dor, alegria, amizade, injustiça… respeitando as especificidades do texto. E assim, conversamos sobre o grande educador Paulo Freire, reconhecido mundialmente, e que este ano faz 100 anos de existência. Descobrimos que Freire, quando criança, era muito questionador frente às questões do mundo. Ele pensava: se tudo que existe no mundo devia ser repartido entre as pessoas, porque algumas pessoas têm tantas coisas e algumas tão pouco? A partir dessa e de outras questões apresentadas pelo professor, convidamos as crianças para ler o mundo. O que as afligiam? Homofobia, racismo, guerra, injustiça social apareceram na leitura de mundo delas. Depois de muita conversa, cada dupla ou trio escolheu um tema, dos muitos citados, e criou uma poesia. Para socializar as produções, reabriremos o botequim, agora com mais integrantes.

Convidamos você para acompanhar o percurso de nossos/as poetas Krahô-Kanela.

Ana Carolina e Ana Ribeiro
(Dinamizadoras da biblioteca Quincas – BB)