Ergam seus monumentos

Caminhar nas ruas do Rio de Janeiro é um convite para contemplarmos um pouco da história da Brasil. Nas aulas de artes e história e geografia do grupo Krahô- Kanela nos atentamos para os monumentos da cidade. A partir da observação das imagens de alguns monumentos, levantamos uma problematização: as estátuas da cidade do Rio de Janeiro representam as personalidades negras que construíram está cidade?

Diante desta realidade propusemos que os estudantes erguessem monumentos que representem personalidades negras.  Criamos desenhos de como seriam monumentos com pessoas brasileiras de grande importância na construção da identidade cultural do país, como Conceição Evaristo, Grande Otelo, Ruth de Souza, Milton Santos, Elza Soares, entre outros.

Foram observadas suas características físicas e iniciado um estudo em desenhos realistas, cada um à sua maneira, para retratar a personalidade e toda contribuição para um legado negro de beleza e história para compartilhar.

Erguer um monumento para grandes feitos com o desejo de reconhecer, homenagear e fortalecer histórias negligenciadas que são parte fundadora da nossa cidade.

Professoras: Gabriela Macena, Carina Batista e Fernanda Inácio
Estagiária: Lygia de Paula Câmara