Poesia com as palavras vindas do lado de lá

Desde muito pequenos nos habituamos com o vocabulário da nossa língua materna, e muitas vezes não nos damos conta da influência que essas palavras carregam ao longo da história. A busca pela construção dessa linha histórica levou as crianças do grupo Krahô-Kanela a descobrirem que as palavras que eles usam no cotidiano, ou escutam de seus familiares e amigos, têm origem numa terra bem distante, mas com forte ligação com a cultura brasileira. Dessa forma, nasceu a proposta “Poesia com as palavras vindas do lado de lá”. O lado de lá ao qual se refere o título é o Continente Africano, com toda sua diversidade de idiomas, etnias,  comidas, vestimentas, religiosidade, coloração da pele e produção cultural. 

Imersas nessa variedade, cada criança recebeu três palavras e teve o desafio de criar uma poesia. Além da criação e registro escrito e plástico, cada Krahô-Kanela gravou a poesia que escreveu. 

Sintam-se convidados a mergulhar conosco nesse oceano de histórias, que tem um objetivo simples e ao mesmo tempo gigante: ligar pelo fio condutor da poesia, o continente Africano e Sul- Americano,  e suas raízes históricas.

Professora: Fernanda Inácio
Estagiária: Lygia de Paula Câmara

https://open.spotify.com/episode/4ca6JM5LgCc6BtOaR6iD9M
https://open.spotify.com/episode/6ahKWR706iiOZf48l8glDp