Visitando a arte dos povos originários

Os verdadeiros donos dessa terra. Quando os primeiros navegadores portugueses chegaram no que hoje chamamos de Brasil encontraram aqui diversos povos. Estudos arqueológicos confirmam que há pelo menos 3.000 anos antes do “descobrimento”, diversos povos já habitavam o território brasileiro. Ao longo desses 5 séculos de colonização a cultura desses povos originários sofreu, e ainda sofre, ataques para que deixem de existir.

A turma Zo’é (6º ano do ensino fundamental) pesquisou nas aulas de artes as características da arte e da cultura dos povos originários. O que vemos aqui é fruto dessa pesquisa.

Ensino Fundamental II
Zo’é – 6º ano
Laza (Marcio Lazaroni) – Artes

O privilégio de observar o olhar de cada um

A fotografia revolucionou o mundo de diversas formas. Para começar ela tirou o papel da arte de representar a realidade. Afinal em um fração de segundo é possível captar um momento de uma situação que um artista levava anos para aprender a técnica de como fazer e horas, até mesmo dias, para conseguir representar o momento desejado.

A arte buscou novas formas de se fazer importante na sociedade e o próprio papel da fotografia foi sendo ampliado. As artes plásticas se apropriaram das características da fotografia para produzir… arte.

Os estudantes da turma Kaimbé tiveram a oportunidade de aprender sobre os processos fotográficos e de como utilizar a fotografia como processo artístico. Enquadramento, velocidade do shutter, abertura do diafraga, tudo foi abordado para que os estudantes pudessem achar plasticidade, e demonstrar usando a fotografia como meio.

Nesse pequeno ensaio temos o privilégio de perceber o olhar dos estudantes utilizando diferentes formas de representação das técnicas fotográficas.

Ensino Fundamental II
Kaimbé – 9º ano
Marcio Lazaroni – Artes