Protagonismo Negro na Literatura

A literatura acompanha nossa vida desde que nascemos, através das histórias que ouvimos de nossos familiares e por meio das viagens que os livros nos proporcionam. Pensando nisso, o grupo Guarani Nhandeva Manhã se debruçou em diversas literaturas que narram vivências, histórias e manifestações culturais do povo negro através da leituras em múltiplas perspectivas. Por meio de uma chuva de manga no Chade, país que se encontra no coração do Continente Africano, ou mesmo do olhar de uma janela no Rio de Janeiro que contempla o vai e vem da favela, o protagonismo negro na literatura nos trouxe inspiração, conhecimento e olhares atentos à importantes discussões.

Caminhos. Caminhar para existir no cotidiano escolar que arrebenta os muros para ser reflexivo, consciente e crítico por todos os cantos. Assim, pensamos em dar sopro de existência ao olhar e passos na concretude de dois e-books “Arte que vem do solo. Solo que gera Arte” e “Protagonismo Negro” onde estão reunidos alguns dos trabalhos que os/as Guarani-Nhandeva se dedicaram ao longo do ano.

Como conhecer sem ouvir e sentir? Então, preparem-se, percebam, leiam e reflitam sobre o que as/os Nhandeva descobriram por aqui e seguem a descobrir.

Marié Almeida

https://www.canva.com/design/DAEshfrpbS4/ZKVBkZSDuEQ4qgg7LOi6dQ/view?utm_content=DAEshfrpbS4&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton