História Interativa: Jornalismo

Ilustração: Iara Souza e Lara Aguiar | Montagem: Bia A. Porto

Você está convidado(a) a conhecer e decidir as aventuras e desventuras de uma jornalista muito ambiciosa e determinada. A forma dessa narrativa, que está sendo construída pela turma Uru-Eu-Wau-Wau nas aulas de Mídias, visa a interação com o público. Isso significa que você irá fazer algumas escolhas que afetam o destino da personagem principal.

A proposta de realizar uma história interativa teve como objetivo inicial fazer a turma experimentar etapas audiovisuais do desenvolvimento de jogos eletrônicos, um tipo de mídia muito popular entre os(as) estudantes.

O argumento, etapa 01, foi elaborado no final de agosto/2021, a partir das discussões sobre um outro tópico do itinerário de mídias: a atividade de jornalismo. E o roteiro, segunda etapa, começou a ser desenvolvido no início de setembro e ainda possui algumas partes em aberto. A turma vai apresentando algumas opções e a professora compila as respostas dos estudantes, condensando algumas e, por vezes, inserindo nos enredos alguns elementos e situações típicas do meio jornalístico.

Paralelamente à roteirização, a turma está pesquisando e produzindo recursos audiovisuais para ilustrar a história: desenhos, fotos, vídeos, arquivos de de música e efeitos sonoros, que podem ser usados no trabalho final, ou que, por ora, servem como referências.

O uso da ferramenta de Formulários Google foi uma tentativa de construir, de maneira lúdica, coletiva e remota, as cenas e, ao mesmo tempo, é uma forma de viabilizar a interação e já ir criando corpo e aparência para a experiência do nosso público.

Acesse o formulário, disponível no link a seguir, e participe!: https://forms.gle/kW75rPWaDfAJrG7P9

História Interativa – Ilustração_ Iara Souza e Lara Aguiar _ Montagem_ Bia A. Porto

Uru-Eu-Wau-Wau
8º ano do EFII, 2021
Itinerário: Mídias
Professora Bia A. Porto