A educação inclusiva diz respeito a todos

2019 nascersol


Não é raro nos depararmos com interpretações equivocadas acerca do processo de ingresso na Oga Mitá e do trabalho que fazemos no que se refere à inclusão. Entendemos que um dos motivos pelo qual isso ocorre é porque é duro, dolorido, forte e frustrante para as famílias – assim como o é para nós – não termos condições, por vezes, de atendê-las. Especialmente, para aquelas que já vivenciaram situações semelhantes em outros espaços nessa sociedade tão excludente. Mas é preciso esclarecer sempre o assunto e aproveitar essas situações para ratificar o que efetivamente pensamos (e fazemos) sobre educação inclusiva, pois o silêncio pode gerar uma percepção infundada.

Quando falamos que temos uma pedagogia inclusiva que se mantém há décadas, isso significa um percurso construído por muitas e muitas pessoas. Ressaltem-se aqui os intensos processos de formação continuada vividos pela equipe docente. A gestão da escola também é fruto da participação daqueles e daquelas que integram a comunidade Oga Mitá (direção, coordenação, professores, funcionários e pais), pois somente dessa forma podemos dar concretude a estratégias e planos que atendam aos nossos princípios, ao projeto político pedagógico que idealizamos e à legislação.

Somos uma escola regular de educação básica e buscamos educar para uma “cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças”, como afirma Maria Teresa E. Mantoan, uma das maiores especialistas em educação inclusiva no Brasil, em "Inclusão escolar - O que é? Por quê? Como fazer?" (2006). Para aceitarmos todos/as que nos procuram – não apenas crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais (síndromes e/ou transtornos) – nós precisaríamos ter condições de efetivamente operacionalizar o projeto educativo inclusivo no qual acreditamos. Os/as estudantes são cuidadosamente agrupados em nossas turmas a partir de critérios tanto do âmbito da qualidade pedagógica quanto do âmbito da quantidade de crianças/adolescentes. Caso contrário, seria uma irresponsabilidade de nossa parte para com todos/as.

Nossa marca é prezar pelo acolhimento, respeitando as diversidades e diferenças, pela qualidade da educação que oferecemos. Por essa razão, a Oga Mitá é tão procurada e considerada de referência, com uma demanda de vagas que, muitas vezes, vai além de nosso limite, nos impedindo de ter uma quantidade maior de alunos/as em alguma turma, independente da situação psicopedagógica dos/as novos/as interessados/as.

Por isso, continuamente nos juntamos a todos/as que pensam formas de lutar por uma efetiva política pública de inclusão, com compromisso do poder público através das redes públicas de ensino, bem como das instituições particulares. Fazemos a nossa parte, reconhecendo nossos limites estruturais e buscando constantemente meios de superá-los. Por isso, temos tranquilidade e força para sempre levantar e balançar bem forte a bandeira de uma educação inclusiva.

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