Monitoria na Biblioteca Conde Quincas
“Cada livro é um momento, é uma interrogação, é a busca de uma conversa.”
(Bartolomeu Campos de Queirós)
O fim de ano está chegando, e tivemos muitos momentos marcantes em nossa biblioteca. Um deles foi o reinício da monitoria na biblioteca da Escola. Ela nasceu por iniciativa de leitores e leitoras que frequentavam a biblioteca regularmente, em busca de novas leituras, histórias e conversas. Eles/as também desejavam participar ainda mais, dedicando momentos de colaboração na organização do acervo e em atividades voltadas para formar novos leitores e leitoras no Alto Bonfim.
Com a ajuda desses/as jovens estudantes, atraímos cada vez mais leitores/as, que são convidados/as por eles/elas para rodas de leitura. Essas rodas são planejadas e organizadas em conjunto com a bibliotecária e realizadas durante os intervalos das aulas.
Com sua atuação, nossos/as monitores/as também são um exemplo para os/as demais estudantes, mostrando o quanto a leitura pode ser prazerosa. Nossa intenção é empoderar os/as monitores/as cada vez mais e atrair os/as demais estudantes para que percebam a importância da leitura e a diversidade do mundo literário, utilizando como base o nosso acervo. Assim, criamos mais espaços para as trocas de leitura, para o aprofundamento do conhecimento literário e das relações humanas.
Theresa Coelho Rodrigues, da Mynky (2º ano/EM), é uma das voluntárias desse trabalho e afirma: “Aprendi como organizar os livros e a fazer projetos. Me sinto muito bem participando da equipe da biblioteca.”
Jordana Urquiza (bibliotecária)