O coração da escola
- Categoria: Biblioteca
- Publicado: Sábado, 26 Março 2016 20:22
- Escrito por Super User
- Acessos: 5992
Há cerca de três décadas, alguns ousados professores desta escola pensaram em aproximar todas as crianças da literatura. Então, encheram um espaço de 3m x 2m com livros. E não era um espaço qualquer, era um banheiro!
E assim esse espaço tornou-se uma biblioteca. Ela precisava de um nome. Houve uma eleição e ganhou “Quincas”, em homenagem ao primeiro funcionário da escola, que não sabia ler mas entendia a importância disso.
A escola cresceu, e novos espaços dedicados à leitura foram criados. Como a Oga Mitá é uma só, o nome da biblioteca também não mudou. Para diferenciar as seções, “promovemos” o Quincas a Conde, na unidade da Conde de Bonfim. Portanto, a Biblioteca chama-se Quincas, na Maxwell (Educ. Infantil) e no Baixo Bonfim (Ens. Fund. I), e Conde Quincas, no Alto Bonfim (Ensino Fundamental II e Médio).
Cabe às dinamizadoras da biblioteca e à bibliotecária estimular o desenvolvimento de um ambiente cultural na escola que favoreça a leitura de todos e todas. Por isso, muitos são os projetos que nascem entre nossas estantes: Moitará e Festa Literária são alguns deles. Como ganham espaço nas agendas do mês e no calendário anual, ficam mais conhecidos na comunidade da Oga Mitá. No entanto, além desses grandes eventos nos quais muitas pessoas participam, as dinamizadoras desenvolvem projetos com as turmas, em parcerias com os/as professores/as: contam histórias, propõem escritas de resenhas, de jornais e de outros textos, recebem visitas de escritores/as, selecionam livros na época das escolhas para a adoção nas turmas, entre outras iniciativas. Para tanto, a biblioteca está em permanente intercâmbio com editoras, livrarias e instituições, como a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, que analisam livros e divulgam o que há de melhor na área.
Nos encontros na biblioteca, há a preocupação com os acervos particulares e o estímulo à participação de eventos como a Bienal, peças teatrais e outros centros culturais. São conversas que se estendem aos informativos da escola, como o “Inforgamitando”, que é também uma responsabilidade das dinamizadoras, em parceria com outros membros do conselho editorial.
Pode-se dizer que uma palavra-chave do trabalho de dinamização da biblioteca é parceria, pois ele só acontece porque se inscreve no projeto político-pedagógico da Oga Mitá, uma escola feita por todos/as. É esse espírito de acolhimento e de troca entre as diferenças que dá vida à biblioteca. Por isso ela é o coração da escola!
Venha conhecer todas as seções de nossa biblioteca! Estamos abrindo portas e janelas para você entrar!