- Publicado: Segunda, 08 Abril 2019 12:25
- Escrito por Super User
- Acessos: 2153
Na reunião de grupamento, que acontece periodicamente com as professoras do Ensino Fundamental I, as dinamizadoras da biblioteca e as coordenadoras tiveram um tempo reservado para dar o pontapé inicial no nosso projeto de leitura “Lendo com Todos os Sentidos”.
Para aguçar o paladar, iniciamos o encontro com um delicioso lanche troca-troca. Depois, com a parceria da convidada Renata Codagan – mulher atuante no campo da educação, com força, coragem e muitos saberes indispensáveis para construção de um mundo mais desejável –, outros sentidos se fizeram presentes por meio das danças circulares da cultura indígena que realizamos junto com ela. E, como somos formados pelo entrelace de várias culturas, também esteve presente a música africana.
Após esse momento, caminhamos para a biblioteca. O espaço estava preparado para receber o grupo. O desejo era que as professoras escolhessem um livro do acervo indígena para compor a nossa roda de leitura. Para aguçar as meninas, as dinamizadoras leram dois poemas de Marcia Kambeba – poeta da nação Kambeba. Com o coração agitado, elas exploraram o acervo, e cada uma escolheu seu título para ser a primeira leitura da nossa ciranda.
Depois, motivadas pelo tema, as professoras fizeram uma breve pesquisa sobre cada povo que dá nome às nossas turmas: Guarani-Nhandeva, Krahô-Kanela, Pipipã, Zo’é e Aruá.
Terminamos a noite com os sentidos aguçados para conhecer cada livro da nossa roda com o corpo inteiro!
Ana Ribeiro e Ana Carolina (Dinamizadoras da Biblioteca)