Aconteceu, minha gente, um Moitará diferente!

FaceBook  Twitter

 20221024 moitaradiferente 015

 Moitará é uma palavra indígena que significa troca. Todas as turmas da escola - da Educação Infantil ao Ensino Médio - participam da exposição do Moitará que dá uma panorâmica do percurso de cada grupo. Planejamos também encontros entre as turmas para a troca de saberes. 

As turmas Arara, Ashaninka e Fulni-ô manhã da Educação Infantil, viveram uma manhã muito agradável na unidade da Conde Bonfim. Iniciamos o dia brincando a valer no parquinho da unidade do Baixo Bonfim. Garantimos tempo para dramatizações na casa da árvore, exploração e coleta de materiais naturais e muitas cavucadas no chão. O balanço de pneu foi um sucesso com a garotada!

Depois do lanche, seguimos para uma caminhada rumo ao Alto Bonfim para encontrar com as turmas Apurinã, Mynky e Pipipã. Com os olhos atentos, as crianças observaram pelo caminho bichos, galhos, pedras, árvores, flores e folhas diferentes. 

Cada turma “dos grandes” recebeu um grupo. Os Arara foram recebidos pela turma Apurinã, 1° ano do Ensino Médio, que apresentou um jogo em que as crianças foram as peças. O jogo foi criado durante o Itinerário Formativo de Matemática, que teve como proposta o raciocínio lógico e a introdução à programação, proposta dos professores Cristina e Otávio. A vibração das crianças foi mágica a cada jogada do dado e a cada obstáculo encontrado. Quando finalizamos o jogo, os Arara compartilharam com “os grandões” a música do Baobá, que fez parte da história construída com o grupo. 

Os Ashaninka se encontraram com a turma Pipipã, 6° ano do Ensino Fundamental II. Eles mostraram a decoração da sala para a Copa do Mundo com bandeiras do Brasil e um mural com o álbum coletivo da Copa de 2022. Após esse passeio, as turmas se dividiram em 5 pequenos grupos e foi apresentado alguns Matematruques (adivinhações matemáticas) para a criançada.  O Pipipã adaptou algumas adivinhações e fez a mediação, auxiliando e valorizando as possibilidades do Ashaninka, juntamente com os professores Flávia Streva e Martin. Também apresentaram, junto com o professor de Artes, Thiago Montano, os trabalhos "Paisagens de Mundos Futuros" com pinturas realizadas em equipe sobre possíveis mundos que encontraremos em futuros distantes a partir de transformações climáticas, sociais e culturais. 

O grupo Fulni-ô se uniu ao Mynky, 2º ano do Ensino Médio, que ofereceu às crianças um Tangram com peças gigantes produzidas pela turma. O jogo foi desenvolvido ao longo das aulas de Matemática com a professora Cristina quando ela  tratou da Geometria Espacial. A ideia foi sair do plano bidimensional e partir para o tridimensional. A troca entre as turmas foi rica! Fulni-ô e Mynky se uniram para rotacionar, encaixar e se divertir com as peças! 

Depois seguimos para a exposição da quadra. O olhar de encanto para as pesquisas expostas foi lindo de ver! Os estudantes do Apurinã, Mynky e Pipipã acompanharam as turmas da Educação Infantil. Por vezes mediaram e apresentaram informações às crianças sobre as pesquisas.  

No final da manhã, Selma, dinamizadora da Biblioteca Quincas do Alto Bonfim, nos recebeu no Pilotis em uma grande roda e contou a história "Arutsam, o sapo astucioso" , do povo Kamaiurá, recolhida pelos irmãos Villas-Boas (em "Xingu: seus índios, seus mitos") e recontada em "O novo mundo de Nina", de sua própria autoria.

Antes de irmos embora, as turmas brincaram na quadra com bolas e piques. O olhar atento à natureza ao redor continuou. Algumas crianças até coletaram elementos naturais com o intuito de levarem um pouquinho desse dia em suas mochilas. 

Foi uma manhã de muitas trocas significativas para todos e todas que dela participaram! O Moitará tem por objetivo incentivar turmas a participarem de um evento integrador e foi incrível ver nossa escola junta, grandes e pequenos, funcionários, professores e toda a equipe pedagógica em um grande movimento de cooperação, afetividade e troca. Agradecemos a cada um que fez parte desse Moitará diferente e significativo.

 

Carol Oliveira, Kássia Freitas, Luciana Fialho, Thiago Montano, Cristina Neves e Flávia Streva

 

Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.