Trabalho interno e as relações etnico-raciais na escola: Ser aprendente é estar em construção sempre

20160519 tietnicoraciais dstq

Aqui na Oga Mitá temos o nosso tradicional Trabalho Interno. Garantimos alguns dias de encontro entre um trimestre e outro para avaliar o tempo que passou e planejar o próximo período. É nesses dias que organizamos a escola em cada detalhe, desde o planejamento dos projetos até cada cantinho das salas. Por serem infindáveis as questões que nos mobilizam e por reconhecer que mesmo depois de tantos anos estaremos sempre em construção, garantimos também alguns momentos para trocarmos em equipe, a partir de temas geradores de discussão e reflexão.

Leia mais...

Muros, Voos e Arte

andorinhas

Considerando-se o entendimento de Paulo Freire, para o qual a educação não se resume à escolarização. 

Na Idade Média e no início dos tempos modernos, as famílias eram extensas e as crianças misturavam-se com os adultos que trabalhavam em casa e educavam seus filhos, sobrinhos, netos e vizinhos no mesmo espaço em que moravam e trabalhavam. Não havia locais separados para a vida privada e a profissional, e tudo se passava nos mesmos cômodos.Quando cresciam e eram capazes de se separar das mães ou amas de leite, as crianças eram enviadas a outras casas, onde realizavam a aprendizagem dos afazeres domésticos e de ofícios. A família cumpria a função de assegurar a transmissão da vida, dos bens e dos nomes, mas não se implicava em envolvimentos afetivos e não tinha ideia de sua função educativa.

Leia mais...
Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.