Raízes da Comunicação

As meninas e os meninos da turma Fulni-ô tarde, ao longo do 1º semestre, se envolveram no universo das correspondências. Investigamos a função do carteiro e um pouco da sua rotina. Fizemos dobraduras de envelopes e descobrimos alguns modelos de selos de cartas. Esses envelopes serviram de suporte para muitas brincadeiras de adivinhação. Também conhecemos diferentes tipos de caixas de correio e cada criança da turma construiu a sua própria caixa de correspondência. De dentro delas saíram brincadeiras, parlendas, poesias, cantigas, desenhos, pinturas e colagens. .

A garotada investigou em casa, com os adultos próximos, se já escreveram ou se já receberam cartas. A turma vivenciou essa investigação caseira com curiosidade. E como foi encantador ouvir os relatos dessa experiência!

Nas nossas pesquisas falamos sobre o tempo que uma carta leva até chegar ao seu destino. Seguimos conhecendo também outras formas de correspondências, algumas mais antigas e outras mais atuais, como o pombo-correio, telegrama e e-mail.

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Embaladas nessa temática, as crianças do Fulni-ô tarde trocaram mensagens através de e-mails com a turma do 1º ano do Ensino Fundamental I, o Guarani Mbya, que estudam em outra unidade da Oga Mitá.

Carta dos Fulni-ô

RIO DE JANEIRO, 24 DE MAIO DE 2021.
 
OLÁ, GUARANI MBYA! <3
 
AQUI É O FULNI-Ô TARDE. TUDO BEM COM VOCÊS? COMO ESTÃO POR AÍ?
ESTAMOS ESCREVENDO ESTA CARTA PARA SABER AS NOVIDADES DE VOCÊS.
ALGUNS DE NÓS ESTAMOS CHEIO DE SAUDADES DA ESCOLA. VOCÊS TAMBÉM ESTÃO COM SAUDADES DA ESCOLA?
NÓS TAMBÉM ESTAMOS CURIOSOS PARA SABER SE VOCÊS ESTÃO BRINCANDO MUITO POR AÍ.
 
BEIJINHOS,
MARIA ALINE E FULNI-Ô TARDE.

Carta dos Guarani-Mbya

RIO DE JANEIRO, 25 DE JUNHO DE 2021.
 
OLÁ, FULNI-Ô!
 
TUDO BEM COM VOCÊS? POR AQUI TUDO BEM! GOSTAMOS MUITO DE RECEBER ESSA CARTA!
A FLAVIA, NOSSA PROFESSORA, DISSE QUE ISSO <3 ERA UM CORAÇÃO, MAS ALGUNS DE NÓS ACHAMOS QUE PARECE UM SORVETE. DUAS CRIANÇAS TAMBÉM ACHARAM QUE PARECIA UMA CASQUINHA COM UM BUMBUM EM CIMA. KKKKKKK
SIM, TEMOS BOAS NOVIDADES PARA CONTAR. ALGUMAS CRIANÇAS DO GUARANI MBYA JÁ FIZERAM 7 ANOS E GANHARAM NOVOS BRINQUEDOS.
AGORA NÓS TEMOS MAIS ENCONTROS E ESTAMOS APRENDENDO COISAS NOVAS E MAIS DIFÍCEIS NA MATEMÁTICA.
TAMBÉM ESTAMOS EXPLORANDO A ESCRITA DAS PALAVRAS. CONHECEMOS O JOGO DA FORCA. VOCÊS CONHECEM? COMEÇAMOS COM O JOGO MAIS FÁCIL E DEPOIS FOI FICANDO MAIS DIFÍCIL. É BEM LEGAL!
AGORA NÓS USAMOS O CADERNO PARA FAZER REGISTROS ESCRITOS E DESENHOS.
AQUI NO BAIXO BONFIM, NÓS TEMOS ALGUMAS AULAS QUE VOCÊS AINDA NÃO TÊM. TEM O PROFESSOR DE MÚSICA QUE É O SÉRGIO, TEM O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE É O BERNARDO, ELE DIZ QUE É O BERNARDO “O GRANDE”, MAS A GENTE DIZ QUE ELE É “PEQUENININHO”, BEEEEEM PEQUENININHO MESMO. KKKKKKKK. TEM A GABI, A PROFESSORA DE ARTES E A SAMARA DO ECOBÉ QUE DÁ AULA DE CIÊNCIAS.
OUTRA NOVIDADE É QUE NOSSOS DENTES NÃO PARAM DE CAIR!!!
ALGUNS DE NÓS ESTAMOS BRINCANDO EM CASA, OUTROS EM PARQUES ABERTOS E TÊM CRIANÇAS QUE FORAM PRA ESCOLA PRESENCIALMENTE.
A GENTE ESTÁ COM MUITA SAUDADE DA ESCOLA, DE BRINCAR E DOS AMIGOS. TAMBÉM ESTAMOS COM SAUDADES DA MAXWELL.
É ISSO! ESTA FOI NOSSA CARTINHA! CARTINHA? ACHAMOS QUE NÃO FOI TÃO PEQUENA ASSIM. NÉ?
A GENTE TAMBÉM QUERIA SABER QUEM SÃO AS CRIANÇAS NO FULNI-Ô. VOCÊS PODEM FALAR O NOME DE VOCÊS?
OS NOSSOS NOMES SÃO: ALICE, AMANDA, BEATRIZ, GAEL BOMTEMPO, GAEL MARTINS, HELENA, IURI, JADE, JOÃO, JUAN, MAGALI, MALU, MATEUS, MELINA, MIGUEL, OLÍVIA E VALENTIM.
 
BEIJOS E TCHAU!
FLAVIA E GUARANI MBYA TARDE

No final do semestre a professora enviou uma correspondência para cada integrante do grupo. Além de uma carta para as crianças, dentro do envelope havia um bilhete para a família junto com um pedaço de tecido de TNT. O convite era para que toda a família se reunisse para deixar suas marcar nesse tecido. Poderia ser pintura, desenho, bordado, colagem e o que mais inventassem. Essa produção deveria ser enviada para a escola no segundo semestre para montarmos com as crianças uma colcha de retalhos. Nosso desejo era revelar com esta produção a riqueza do encontro e da diversidade.

No segundo semestre, aproveitando a deixa das correspondências, combinamos um passeio pelas ruas onde as crianças moravam usando como guia a ferramenta Google Maps. Todas e todos nós nos divertimos simulando que estávamos na porta do apartamento ou na casa dos colegas e das colegas batendo à porta ou tocando a campainha. Muito atentas, as crianças observaram s semelhanças e diferenças de uma rua para outra. Teve criança que fez questão de mostrar todo o trajeto da sua casa até a casa da avó.

A literatura também encantou nosso caminho. Apresentamos a história Tem de tudo nesta rua, de Marcelo Xavier. O texto é cheio de poesia e conta cenas do cotidiano vividas por personagens que trabalham nas ruas: o pipoqueiro, o camelô, o vendedor de balões…. Nos desdobramentos das conversas os pequenos e as pequenas perceberam que cada rua tem um nome e foi muito divertido descobrir o nome da rua de crianças e adultos da turma.

Conhecemos a cantiga “Se essa rua fosse minha” que embalou as nossas tardes.  E se a rua fosse do Fulni-ô? Instigados por essa pergunta, a turma fez uma produção coletiva com as ideias de cada criança.

Seguimos investigando as histórias das ruas, os escritos pelos muros da cidade e o que eles nos contam. O olho brilhando de cada criança a cada descoberta tem revelado o quanto esse percurso está impregnado de sentido para cada uma delas.

Educação Infantil 
Turma Fulni-ô Tarde (4 a 6 anos) 
Professora: Maria Aline Rodrigues
Parcerias: Gabriel Alcantara, Renata Costa, Ana Ribeiro, Valéria Barros, Mayara Corenza e Flávia Silva