Padrão Nigeriano do Inglês

O projeto de inglês da turma Aruá (7º ano) é focado no dialeto do inglês falado na Nigéria, o inglês nigeriano, ou inglês padrão nigeriano (nigerian pidgin english). Isso porque foi baseado no tema do Moitará deste ano, que trata dos povos que originaram o Brasil. Entre eles, podemos destacar os africanos, por esse motivo a turma Aruá decidiu pesquisar, dentre os muitos países que falam a língua inglesa na África, a Nigéria.

Durante o processo de pesquisa, os alunos descobriram alguns fatos curiosos que enriqueceram o projeto final. O inglês é uma das línguas oficiais da Nigéria, mas, por causa de palavras de empréstimos e colocações que surgiram da necessidade de expressar conceitos específicos e a cultura do país, o inglês nigeriano é um pouco diferente daquele estudado pelos alunos.

Na primeira parte do projeto, em que os alunos pesquisaram o motivo de a Nigéria usar a língua inglesa como uma de suas línguas oficiais, descobriu-se que foi por causa da colonização pela Grã-Bretanha.

Com a chegada dos colonizadores, houve a necessidade de comunicação entre eles. Os colonizadores estabeleceram escolas nas quais o inglês era ensinado, facilitando assim a comunicação entre as colônias. A partir do momento em que a Nigéria conseguiu a independência, veio a necessidade de se adotar uma língua estrangeira como língua franca, e o país adotou o Inglês. Com isso surgiu a luta para entender a língua inglesa, falar fluentemente e usar as regras gramaticais.

Na segunda parte do projeto, os alunos pesquisaram sobre as variações da língua inglesa falada na Nigéria. Ela tem muitas palavras emprestadas, que não possuem equivalentes diretos em inglês, mas se enraizaram no dialeto e têm significado único. Há também mudanças na semântica, reapropriando o significado de palavras em Inglês para fins e usos nigerianos.

Por fim, os Aruá queriam demonstrar como essa variante é usada. Com isso, montaram um dicionário com palavras e expressões usadas no cotidiano nigeriano que diferem do inglês americano.

Através do projeto focado na pesquisa da variação do inglês nigeriano, os alunos da Aruá puderam aprender mais sobre os povos africanos, pesquisar sobre o contexto histórico da língua inglesa na Nigéria e descobrir outra variação da língua inglesa.

Segue a produção final da turma: o dicionário nigeriano feito no Jamboard.

Professora: Mariah
Estudantes:
Ana Amorim
Ana Valim
Artur Paim
Beatriz Pereira
Filipe de Moura
Júlia Brandão
Marcelo Miguel
Pedro Aires
Pedro Cotrim
Pedro Simões
Kauã Ferreira
Nina Estela
Leonardo Costa
Tales da Cunha