Brincar: raiz da infância

Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra a propícia estação
E fecundar o chão

(Chico Buarque)

       A infância é um tempo fecundo. Mas há que se cuidar dela, afagá-la, conhecer os seus desejos e garantir os seus direitos. O brincar é uma semente que brota fácil neste solo e dá à criança a oportunidade de se expandir. Ela vivencia suas experiências de corpo inteiro!

A criança quando brinca, entra em contato com a sua cultura e, através da brincadeira que é a atividade principal da infância, a subjetividade vai se constituindo e sendo organizada. Ela tem a possibilidade de expressar seus sentimentos, viver diferentes papéis, tomar decisões, construir novas ideias e solucionar problemas. Inventivas que são, tudo se transforma nas mãos das crianças! Elas têm a capacidade de ressignificar o que encontra ao seu redor e tudo pode virar brinquedo.

No encontro TransPsicomotor, o tecido foi um dos materiais oferecidos e que ganharam novos significados. Tecidos representam tudo o que pode envolver e permitem que as crianças se disfarcem, se escondam e se identifiquem com personagens já conhecidos por elas. Muitas gostam de cobrir todo o corpo ou somente o rosto dizendo que é um fantasma. Envoltas com o material elas se deslocam por toda a sala em posições variadas: engatinhando, em pé, rolando. Algumas usam para lançar em diversas direções e outras usam como vestimentas: blusa, saia entre outras. Para relaxar as crianças criam uma cama, deitam escolhendo a melhor posição para se sentirem confortáveis, se aninharem.

Esse é um trabalho realizado com todas as turmas da Educação Infantil. Selecionei algumas imagens da vivência da turma Ashaninka manhã com os tecidos para vocês se deliciarem!  

Educação Infantil
Renata Costa (TransPsicomotricista Educacional).