Os indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor, informando se o meio está ácido ou básico. Existem indicadores sintéticos, como a fenolftaleína, o azul de bromotimol, o papel de tornassol e o alaranjado de metila. Porém, existem também algumas substâncias presentes em vegetais que funcionam como indicadores ácido-base naturais.
Geralmente, essas substâncias estão presentes em frutas, verduras, folhas e flores bem coloridas. Alguns exemplos são a beterraba, jabuticaba, uva, amoras, folhas vermelhas, entre outras.
Neste experimento, as turmas Mynky e Kaimbé (1º e 2º anos do Ensino Médio) utilizaram o repolho roxo como indicador e viram como ele mudou de cor à medida que alteraram o pH do meio através de alguns produtos do cotidiano que os próprios alunos levaram para a escola, como: detergente, amaciante, bicarbonato de sódio, vinagre, água sanitária, café, leite, açúcar, antiácido, limão, água de coco.
O estudo do pH está intimamente conectado ao de logaritmo, visto em Matemática. Assim, o experimento com o suco do repolho roxo uniu a abstração dos números com a praticidade da Química, através da alteração imediata da cor das substâncias ao entrarem em contato com o suco do repolho.
Os alunos ainda testaram outras hipóteses ao misturarem as substâncias entre si, principalmente o bicarbonato de sódio com o vinagre!!
Referência:
https://www.manualdaquimica.com/experimentos-quimica/indicador-acido-base-com-repolho-roxo.htm
Ensino Médio (AB)
Turmas: Mynky e Kaimbé (1º e 2º anos do Ensino Médio)
Disciplinas: Matemática e Química
Professoras: Cristina Neves e Gisélia de Oliveira