Uma pausa para jogos

O jogo estimula a competição, a colaboração, o raciocínio lógico e a busca por referências e soluções não triviais. Aproxima as relações e coloca os participantes, estudantes e professores, numa posição horizontal, onde todos se apresentam, simplesmente, como jogadores.

No decorrer das aulas de Matemática os estudantes se familiarizam com o Kahoot, um jogo de perguntas e respostas online, onde o próprio professor cria o questionário, que pode girar em torno do mundo dos filmes e desenhos animados como os conteúdos ao longo do período.

Na semana do dia das crianças, os estudantes foram apresentados aos jogos analógicos. Os escolhidos, como Dix it e Black Stories, estimulam a criatividade e a busca por referências individuais, oriundas de seus saberes sociais e culturais. Jenga proporciona visão espacial, discussão sobre o efeito das forças físicas aplicadas e muita diversão. O Timeline sobre invenções estimula o raciocínio cronológico das principais invenções, artísticas, culturais, industriais, arquitetônicas, etc. Além de colocar em prática a reta numérica, envolvendo números positivos e negativos ao longo da história da humanidade.

Ensino Médio (AB)
Disciplina: Matemática
Professora: Cristina Neves