Raízes da nossa cultura

Durante o primeiro semestre de 2021 as crianças da turma Ashaninka Manhã estiveram envolvidas em pesquisas sobre cores e movimentos. Com a aproximação da Festa do Campo, fomos buscar as cores no meio rural em plantações e festas típicas da nossa cultura popular.

Como proposta para conhecer mais profundamente as riquezas de um determinado lugar, embarcamos numa viagem virtual pelo estado do Maranhão. Investigamos a agricultura local, músicas, danças, belezas naturais, festas…

O Maranhão é rico em cores, movimento e pulsa cultura. Por lá acontece uma das festas mais tradicionais do nosso país, a Festa em homenagem ao Boi Bumbá. Além dos personagens coloridos e brincantes, os ritmos e danças também dão o tom e o movimento das festas. Neste estado predominam três ritmos distintos em suas origens, instrumentos e danças. São eles: o Cacuriá, a Dança do Caroço e o Tambor de Crioula.

Para conhecer mais de perto algumas regiões como a baixada Maranhense, zona rural do Maranhão, embarcamos peloGoogle Earth. Visitamos as ruas, observamos as casas, a vegetação, o chão das ruas e estradas. A paisagem dessa região é bem peculiar, diferente do que estamos acostumados a ver no litoral.

Em nossa viagem descobrimos que o feijão é um dos principais produtos agrícolas do estado maranhense. Então, convidamos nossas meninas e meninos que participam remotamente dos encontros a plantar feijões em suas casas. Além de observarem o crescimento do pé de feijão, também vivenciaram experiências com medida, fazendo a contagem de favas e de folhas de acordo com o desenvolvimento do feijão. Elas também fizeram desenhos, registros escritos e tiraram fotos do seu plantio.

O grupo do presencial também colocou a mão na terra. As crianças encontraram no chão do nosso quintal um território de pesquisa e deram uma grande atenção às miudezas desse chão. No processo de exploração encontraram minhocas e gongolos. A partir daí surgiram muitas perguntas e hipóteses: o que as minhocas comem? Onde elas moram? Por que a minhoca é dessa cor? Minhocas têm patas?  Encontramos uma minhoca diferente! É minhoca ou gongolo? Gongolo é um tipo de minhoca!

Nesse movimento, percebemos o quanto era importante aguçar e reconhecer o desejo investigativo das crianças, mas também responder cientificamente algumas questões. Com o recurso da internet, fizemos uma pesquisa sobre minhocas e gongolos. Este trabalho nos permitiu conhecer sobre esses bichinhos da terra e sua contribuição na natureza. Também foi possível comparar suas características e perceber semelhanças e diferenças.

A experiência de contato com a terra possibilitou momentos de conversa e registros escritos sobre os achados. Com o olhar atento para dentro da terra, o grupo conheceu uma paleta de cores, experimentou tocar e pintar com a terra preta, alaranjada e avermelhada. Esse foi um modo de revisitar as propostas vividas no início do ano, quando nos debruçamos sobre as cores em geral.

Ampliando seus olhares sobre a natureza, na escola, iniciamos uma coleção de materiais naturais, organizada a partir da sugestão das crianças que passaram a coletar e a guardar pedras, pedrinhas, folhas, flores, sementes. No on-line, seguimos investindo na observação sobre o crescimento das plantas e cultivando algumas.

Todo trabalho que tem sua raiz, sua origem, no interesse das crianças, nasce com sentido para elas. Esse processo é nutrido pelo desejo e a curiosidade delas em explorar e descobrir. Vivenciam com inteireza e alegria seus desafios, suas conquistas e suas aprendizagens. Nosso papel é seguir nutrindo esse caminhar para que o cotidiano dessa galerinha seja pleno de encantamento!

Educação Infantil
Turma Ashaninka Manhã (3 a 5 anos e 11 meses)
Professora: Nathália Azevedo
Professora Adjunta: Carol Oliveira
Atendentes: Isabel dos Santos e Silvania Rodrigues