Fortalecendo as Raízes do Ashaninka Tarde 2021

A turma Ashaninka tarde 2021 é composta por crianças que vieram de outras turmas e por crianças que entraram este ano na Oga Mitá. Cuidamos do processo de acolhimento de cada integrante do grupo e buscamos estratégias para que os vínculos fossem estabelecidos. Acompanhamos de perto o “nascimento” da turma Ashaninka Tarde 2021.

Começamos o trabalho de construção da identidade da turma com a pesquisa sobre a origem do nome das crianças e curiosidades de suas histórias. Confiram um pouco da história de cada menina e cada menino que compõe esse grupo.

Livro do Ashaninka

Durante as investigações sobre o nascimento das crianças, algumas perguntas surgiram: O dia nasce? O sol nasce? O arco-íris nasce? A árvore nasce? A flor nasce? O amor e a amizade nascem? Nas conversas provocadas por essas indagações, vimos que muitas coisas podem nascer em diferentes momentos e de diferentes formas.

Observamos o interesse crescente da turma pelo nascimento dos animais e das plantas e, seguindo suas pistas, pegamos esse caminho. Investigamos o nascimento de diversos animais: cobra, lagarta (e seu processo de transformação), tigre, jacaré, tartaruga e muitos outros. Alguns bichos nascem do ovo, outros da barriga e ainda têm os que saem do casulo.

A literatura foi um elemento muito importante neste caminho. Compartilhamos com vocês alguns títulos que enriqueceram e ajudaram a irrigar o solo para que muitas ideias brotassem: “O Pequeno Crocodilo”, de Dave Santana, “Bom dia todas as cores”, de Ruth Rocha, “Um Amor de Confusão”, de Dulce Rangel, “Que Bicho Será Que a Cobra Comeu?” e “Que Bicho Será Que Botou o Ovo”, ambos de Angelo Machado. A música “Bota Ovo”, do grupo Tiquequê fez parte da trilha sonora que nos embalou.

A Lagarta e a Hortelã-pimenta 

O desdobramento dessa história também nos instigou a pesquisar o nascimento de outras formas de vida. O Ashaninka ganhou um galhinho de hortelã-pimenta que veio com três lagartas. Plantamos a hortelã-pimenta, cuidamos das lagartas e conseguimos acompanhar todo o processo de transformação. Agora estamos cuidando e acompanhando o crescimento da hortelã-pimenta diariamente.

Raízes da Arte Brasileira em Tarsila do Amaral

Por conta da pesquisa dos répteis, apresentamos à turma a obra “Urutu”, da artista plástica Tarsila do Amaral.  Perguntamos: O que você vê? O que essa obra te conta? Nossos/as pequenos/as compartilharam suas percepções:

“É uma cobra gigante”.

“É uma cobra que botou o ovo”.

“É uma cobra tomando conta do ovo”.

Esta obra é descrita da seguinte forma: A cobra grande é um animal que assusta e tem poder de “deglutição”. Além disso, apresenta-se também o ovo, uma gênese, o nascimento de algo novo.

Garantimos às crianças tempo de observação, leitura e narrativas feitas a partir da pintura e as convidamos a criar desenhos e esculturas com argila e cascas de ovo, inspirados na  descrição da obra.

Exposição das fotos do Urutu

“A Cuca”, de Tarsila (1924), também foi apresentada à turma. Nas palavras da artista trata-se de “um bicho esquisito, no meio do mato, com um sapo, um tatu, e outro bicho inventado”. Faz parte de “uns quadros “bem brasileiros”, como Tarsila definiu. Inspirados por esse trabalho, o grupo deu asas á imaginação e com sucatas criou os seres mágicos, dando a eles identidade e forma.

Exposição das fotos dos Seres Mágicos

As pesquisas que realizamos ajudaram as crianças a perceberem a riqueza da escuta e da troca com o outro. A construção de conhecimentos se deu junto com a construção do grupo. Na medida em que os dias foram passando, descobriram afinidades, se aproximaram umas das outras, construíram laços de afeto e fortaleceram o sentimento de pertencimento.

Apresentamos as/os integrantes do grupo Ashaninka Tarde 2021 e autoras/es de todas essas histórias:

Crianças:                                                    

Alice Garcia 
Alice Oliveira
Catarina
Francisco Bittar
Francisco Kaiuca
Gabriel
Helena
Isabel
Júlio
Lucas
Luiz Henrique
Matheus
Mathias
Vicente

Professora da turma Ashaninka Tarde:
Luciana Fialho

Professoras que acompanharam as histórias da turma:
Ana Carolina Oliveira
Gabriel Alcantara
Mayara Corenza
Vaneza Pereira

Auxiliares:
Flávia Silva
Isabel Carvalho