As raízes da nossa existência

“Viva o Brasil do pau-brasil,
Ibirapitanga,
Do açaí,
Banana,
Manacá,
Manga,
Da mata fértil e rica,
Do muriqui,
Bugio,
Jaguatirica,
Das chuvas,
Borboletas,
Tiziu,
Cachoeira, rio,
Tié-sangue, mangue,
Dias cor de anil, mar azul,
Viva o pau-brasil do Brasil.”

(Poesia Pau-Brasil, do livro Árvores do Brasil, de Lalau e Laurabeatriz)

Muito se fala da importância do cuidado com o meio ambiente e o respeito à natureza, mas o que por muitas vezes se esquece é que, nós, humanos, somos seres vivos e, por isso, também somo natureza. Durante o ano, os meninos e as meninas do Mbya manhã e tarde, vieram refletindo sobre a natureza que somos e de como a nossa existência depende de alguns outros elementos estudados pelo grupo e que fazem parte dela: os vegetais, os animais, a água, o ar.

Realizamos pesquisas sobre diferentes árvores e animais nativos do Brasil, tendo como companheiros os livros Árvores do Brasil e Bebês Brasileirinhos, ambos de Lalau e Laurabeatriz. Além de nos envolvermos e nos embalarmos com as poesias que os livros trazem, cada criança escolheu uma árvore e um animal para se aprofundar e descobrir um pouco mais sobre a biodiversidade do nosso país. Depois, tiveram o momento de compartilhar suas descobertas com os/as colegas e as professoras.

O resultado das explorações está no vídeo, onde apresentam oralmente, e através dos registros escritos criados por nossas crianças. Agora, convidamos vocês para conhecerem um pouco mais sobre a fauna e a flora do Brasil, as raízes da nossa existência!

Professoras: Flavia Athila, Julianne Duarte e Aliny Lobo
Contribuições: Lohane Oliveira e Ana Clara Xavier
Turmas: Guarani Mbya manhã e tarde
(1º ano do Ensino Fundamental I)