Nossas Referências
- Categoria: Projeto Político Pedagógico
- Publicado: Terça, 28 Junho 2016 20:13
- Escrito por Diego Lucca
- Acessos: 4377
Conheça os estudiosos, um pouco de sua história e teorias que formam a base teórica, a referência das práticas e processos pedagógicos adotados pela Oga Mitá.
Lauro de Oliveira Lima
O professor não ensina; ajuda o aluno a aprender.
Lauro de Oliveira Lima nasceu em Limoeiro do Norte, Ceará, em 1921. Formou-se em direito e filosofia. Trabalhou no Ministério da Educação e Cultura (MEC) no início da implantação dos planos nacionais de alfabetização, foi cassado pelo governo militar e pioneiro de um método pedagógico baseado na teoria de Piaget.
Ele escolheu como base a teoria piagetiana, mas também fez o papel do crítico da educação brasileira. Com sua extensa e intensa obra, planejou e ofereceu propostas decisivas para a mudança da dinâmica das pessoas – principalmente professores e estudantes – no cenário educacional.
IDEIAS:
- “O professor deve deixar de lado sua postura de ‘professor-informador’ para assumir a postura de ‘professor-orientador’.”
- “O trabalho, deixando de ser manual para ser intelectual, deixando de ser individual para ser grupal, deixando de ser linha de produção (linear) para ser uma decisão (circular), transformar-se-á em discussão.”
- “A idéia de ensino será substituída por uma auto-aprendizagem, cabendo ao professor criar situações (animador), em que os jovens se disponham a utilizar a informação de que está prenhe o ambiente”.