• Publicado: Quinta, 23 Fevereiro 2017 16:41
  • Escrito por Super User
  • Acessos: 9213

“Adolescentes não leem!”, “Como avaliar se estão lendo?”, “O que posso fazer para estimular o gosto pela leitura da garotada?” Essas são preocupações que, por vezes, são exteriorizadas pelos/as educadores/as, sejam eles/as pais, mães ou professores/as.

Leia mais...
  • Publicado: Domingo, 26 Junho 2016 01:42
  • Escrito por Super User
  • Acessos: 4885

título café com letras 02b 

 

Café com pão/ Café com pão/ Café com pão

Virge Maria que foi isso maquinista?

Agora sim / Café com pão (...)

(Trem de Ferro, Manoel Bandeira)

 

Leia mais...
  • Publicado: Domingo, 10 Abril 2016 05:36
  • Escrito por Super User
  • Acessos: 5496

·         Roda de Leitura – É realizada com as turmas do Ensino Fundamental II e Médio. As rodas são combinadas com professores/as de diferentes disciplinas, promovendo a leitura de textos literários que tenham a ver com o formato combinado previamente (determinado tema ou autor/a, gênero literário etc.). A turma vai à biblioteca e, nesse tempo/espaço, cada estudante escolhe livros, socializa as impressões sobre algumas de suas leituras com o grupo e participa de atividades dinamizadas pela equipe da biblioteca. Na Roda de Leitura deverão estar presentes: a diversidade de autores, de gêneros textuais e literários; a quantidade de livros para serem manuseados e a interatividade na troca de experiências. Assim, o/a jovem leitor/a irá descobrindo sua leitura preferida, o gosto pela leitura, e desenvolvendo seu senso crítico e a capacidade de seleção de obras de qualidade. Nosso desejo, com a Roda, é dar acesso, oferecer, estimular, mediar a educação do olhar estético... Queremos contagiar nossos/as leitores/as com a nossa paixão pelas letras.

·         “A Ciência em Si” – Ocorre no 7º ano, numa parceria do professor de Ciências com a biblioteca. Uma de suas características mais marcantes é o objetivo de ampliar investigações de cunho científico além dos conteúdos propostos e gerar um novo conhecimento científico.          

·         Biografia – É realizado com as turmas de 8º ano. O projeto foi criado porque a biografia é um gênero que permite diversas conexões. Pode levar os/as estudantes a refletir sobre sua própria história de vida, conhecer diferentes realidades socioculturais e históricas, de forma significativa e contextualizada, bem como a história de vida de brasileiros/as que contribuíram para a transformação da sociedade. A produção de uma biografia contribui ainda para a vivência da monografia, no 9º ano, pois também envolve a pesquisa em moldes mais acadêmicos. Por isso, a produção de uma biografia integra o currículo do 8º ano.

·         Monografia – É realizado com a turma do 9º ano, com os objetivos de que os/as estudantes entrem em contato inicial com as normas de produção de um texto acadêmico; produzam uma dissertação a partir de suas leituras e reflexões; apresentem  o conteúdo da pesquisa de forma organizada, normalizada e atraente; utilizem o registro e a postura adequados a uma apresentação oral; entrem em contato com a experiência de orientação (cada estudante pode escolher um/a professor/a de disciplina como seu/sua orientador/a); desenvolvam sua autonomia. Por tudo isso, a monografia é um requisito para a conclusão do Ensino Fundamental.  

  • Publicado: Sábado, 26 Março 2016 20:29
  • Escrito por Super User
  • Acessos: 5461

         

Nesta seção da biblioteca, o foco de nossas atividades são as necessidades dos/as leitores/as vinculados/as ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio, mas a biblioteca também está disponível para atender aos demais membros da comunidade escolar.

Ela fica aberta de 2ª a 6ª feira, das 7h20 às 16h10. Conta com um acervo onde estão disponibilizados materiais didáticos, literários e obras de referência das diversas áreas de conhecimento, bem como periódicos científicos, revistas, jornais, trabalhos dos/as estudantes e uma coleção de vídeo e DVD sobre os mais variados assuntos. O/a leitor/a tem livre acesso às estantes, mas pode pedir auxílio à equipe da biblioteca, se necessário.

Leia mais...