Atividade Dirigida: experimentação e autoria da criança de 0 a 3 anos
- Categoria: Cursos
- Publicado: Quinta, 13 Julho 2017 14:20
- Acessos: 3133
Entre no Espaço de formação para ver os cursos em andamento
Brinquedos e brincadeiras, memórias e histórias
que unem pessoas, lugares, fazeres e saberes.
Dia 8 de julho de 2017, sábado
das 8h30 às 12h30.
Para adultos brincantes, educadores, arte-educadores,
profissionais de creches, centros culturais e brinquedotecas,
pesquisadores da cultura da infância...
Ministrante: Luis Vicente Barros
Brincante, Professor do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.
Inscrições e Informações:
Unidade Maxwell:
Rua Maxwell, 194 - Vila Isabel (21) 3271-1916
Unidade Baixo Bonfim:
Rua Conde de Bonfim, 1305 - Tijuca
(21) 2278-8116 / (21) 2278-8260
Entre no Espaço de formação para ver os cursos em andamento
Vagas limitadas!
Local:
Unidade Baixo Bonfim:
Rua Conde de Bonfim, 1305 - Tijuca - Rio de Janeiro
Inscrições e Informações:
Unidade Maxwell:
Rua Maxwell, 194 - Vila Isabel - Rio de Janeiro (21) 3271-1916
Unidade Baixo Bonfim:
Rua Conde de Bonfim, 1305 - Tijuca - Rio de Janeiro
(21) 2278-8116 / (21) 2278-8260
PÚBLICO
Professores, Educadores Sociais, Estudantes, Arteterapeutas e profissionais de mediação de leituras, pais, mães, avós e avôs, artistas das diversas linguagens e outros.
OBJETIVO
Sensibilizar e qualificar profissionais de diferentes áreas para as práticas de produção de leitura e da contação de histórias, a partir de informações teóricas e práticas que lhes dêem suporte para a apreciação e o exercício dessas atividades.
ATIVIDADES
PRODUÇÃO DE LEITURAS
1. Criação – Produção
2. Fruição
3. Difusão – Expressão
4. Registro e documentação – Produção de Memória
5. Produção – Expressão – Produto
(Apresentações – Saraus – Leituras – Exposição – Visual áudio – Publicação - Almanaque - Caderno)
6. Congraçamento - Avaliação
7. Bibliografia
EMENTA
Ler, contar, escrever, cantar, poetar, olhar e ver, escutar histórias.
As narrativas e as diferentes práticas leitoras
• Oratura – escrituras, oralidade e imagens
• Mitos, lendas, fábulas, contos autorais, contos populares, romances e xácaras, poemas e HaiKai
• Correspondências - cartas, mensagens e as novas ferramentas tecnológicas
Projeção
• Filmes curtas, documentários e animação sobre as narrativas
• Conteúdos para a formação e qualificação de contadores de histórias
Discussão
• Inserção de contadores de histórias em programas de rádio, televisão e novas mídias.
• Interação dos contadores de histórias contemporâneos e os ilustradores.
• Os narradores contemporâneos e os tradicionais.
BIBLIOGRAFIA
• A arte de encantar: o contador de histórias contemporâneo e seus olhares. Org. Fabiano MORAES, e Lenice Gomes. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
• ALVES, Rubem e Brandão, Carlos Rodrigues. Encantar o mundo com a palavra. Campinas: Papirus, 2006.
•Almanaque do Agente de Leitura. Org Eliana Yunes e Nilsa Rezende. Rio de Janeiro: Compostela Comunicação, 2012.
•AMARILHA, Marly. Leitura e oralidade. In: DAUSTER, Tânia; FERREIRA, Lucelena (Org.). Por que ler? Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.
•BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI. Petrópolis: Editora Vozes, 2006.
•CAMARGO, Iberê. Iberê Camargo e Augusto Massi (Org). Gaveta dos Guardados. São Paulo: Edusp, 1998.
•CASCUDO, Luiz da Câmara. Lendas Brasileiras. Rio de Janeiro: Ediouro,1960.
•_____. Contos Tradicionais do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro,1960.
•Contadores de Histórias - um exercício para muitas vozes. Org. Benita Prieto. Rio de Janeiro: s. ed, 2011.
•Contar História: uns passarão, outros passarinhos. Org. Fabio Henrique Nunes Medeiros, Maurício Biscaia Veiga, Taiza Mara Rauen Moraes. Joinville: Editora Univalle, 2015.
•Contação de Histórias: Tradições, poéticas e interfaces. Org. Fabio Henrique Nunes Medeiros e Taiza Mara Rauen Moraes. São Paulo: Edições Sesc, 2015.
•GERSIE, Alida e King, Nanci. Construção de histórias em educação e terapia. São Paulo: Antropofásica , 2015.
•GREGÓRIO FILHO, Francisco. Ler e contar, contar e ler. 2. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2008.
•História falada: memória, rede e mudança social, coord. Karen Worcman e Jesus
•Vasquez Pereira. São Paulo: SESC São Paulo: Museu da Pessoa: Imprensa Oficial do estado de São Paulo, 2006.
•Histórias Sagradas. Org. Charles SIMPKINSON, e Anne Simpkinson. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2005.
•Leitores a Caminho – Formação agentes de Leitura. Org. Eliana Yunes. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2011.
•MACHADO, Regina. A arte da palavra e a escuta. São Paulo: Editora Reviravolta Ltda, 2015.
•Patrimônio e Leitura. Catálogo comentado de literatura infanto-juvenil. Coord Geral Maria Beatriz Rezende. Rio de Janeiro: IPHAN, COPEDOC, 2007.
•Patrimônio e Leitura nº2. Catálogo comentado de literatura infanto-juvenil. Coord Geral Maria Beatriz Rezende. Rio de Janeiro: IPHAN, COPEDOC, 2009
•Pensar a leitura: complexidade, org. Eliana Yunes. Rio de Janeiro: Editora PUC/Rio, Edições Loyola, (coleção Teologia e ciências humanas: 5), 2002.
•PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
•Seminário de Ação Educativa. Cultura e Educação: parceria que faz história. Coord. Editorial Helena Maria Mourão Loureiro e Betânia Gonçalves Figueiredo. Belo Horizonte: Mazza edições: Instituto Andrade Gutierrez/ MAO, 2007.
•SISTO, Celso.Textos e pretextos sobre a arte de contar Histórias. Rio de Janeiro: Editora Positivo, Série práticas e educativas, 2005.
•VARELLA, Drauzio. Maré, vida na favela. Drauzio Varella, Ivaldo Bertazzo e Paola Berenstein Jaques. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.
•VOGLER, Christopher. A jornada do Escritor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
•YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009.
PÚBLICO – Professores, Educadores Sociais, Estudantes, Arteterapeutas e profissionais de mediação de leituras, pais, mães, avós e avôs, artistas das diversas linguagens e outros.
OBJETIVO
Sensibilizar e qualificar profissionais de diferentes áreas para as práticas de produção de leitura e da contação de histórias, a partir de informações teóricas e práticas que lhes dêem suporte para a apreciação e o exercício dessas atividades.
ATIVIDADES
PRODUÇÃO DE LEITURAS
(Apresentações – Saraus – Leituras – Exposição – Visual áudio – Publicação - Almanaque - Caderno)
EMENTA
Ler, contar, escrever, cantar, poetar, olhar e ver, escutar histórias.
As narrativas e as diferentes práticas leitoras
Projeção
Discussão
· Inserção de contadores de histórias em programas de rádio, televisão e novas mídias.
· Interação dos contadores de histórias contemporâneos e os ilustradores.
· Os narradores contemporâneos e os tradicionais.
BIBLIOGRAFIA
· A arte de encantar: o contador de histórias contemporâneo e seus olhares. Org. Fabiano MORAES, e Lenice Gomes. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
· ALVES, Rubem e Brandão, Carlos Rodrigues. Encantar o mundo com a palavra. Campinas: Papirus, 2006.
· Almanaque do Agente de Leitura. Org Eliana Yunes e Nilsa Rezende. Rio de Janeiro: Compostela Comunicação, 2012.
· AMARILHA, Marly. Leitura e oralidade. In: DAUSTER, Tânia; FERREIRA, Lucelena (Org.). Por que ler? Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.
· BUSATTO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI. Petrópolis: Editora Vozes, 2006.
· CAMARGO, Iberê. Iberê Camargo e Augusto Massi (Org). Gaveta dos Guardados. São Paulo: Edusp, 1998.
· CASCUDO, Luiz da Câmara. Lendas Brasileiras. Rio de Janeiro: Ediouro,1960.
· _____. Contos Tradicionais do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro,1960.
· Contadores de Histórias - um exercício para muitas vozes. Org. Benita Prieto. Rio de Janeiro: s. ed, 2011.
· Contar História: uns passarão, outros passarinhos. Org. Fabio Henrique Nunes Medeiros, Maurício Biscaia Veiga, Taiza Mara Rauen Moraes. Joinville: Editora Univalle, 2015.
· Contação de Histórias: Tradições, poéticas e interfaces. Org. Fabio Henrique Nunes Medeiros e Taiza Mara Rauen Moraes. São Paulo: Edições Sesc, 2015.
· GERSIE, Alida e King, Nanci. Construção de histórias em educação e terapia. São Paulo: Antropofásica , 2015.
· GREGÓRIO FILHO, Francisco. Ler e contar, contar e ler. 2. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2008.
· História falada: memória, rede e mudança social, coord. Karen Worcman e Jesus
· Vasquez Pereira. São Paulo: SESC São Paulo: Museu da Pessoa: Imprensa Oficial do estado de São Paulo, 2006.
· Histórias Sagradas. Org. Charles SIMPKINSON, e Anne Simpkinson. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2005.
· Leitores a Caminho – Formação agentes de Leitura. Org. Eliana Yunes. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2011.
· MACHADO, Regina. A arte da palavra e a escuta. São Paulo: Editora Reviravolta Ltda, 2015.
· Patrimônio e Leitura. Catálogo comentado de literatura infanto-juvenil. Coord Geral Maria Beatriz Rezende. Rio de Janeiro: IPHAN, COPEDOC, 2007.
· Patrimônio e Leitura nº2. Catálogo comentado de literatura infanto-juvenil. Coord Geral Maria Beatriz Rezende. Rio de Janeiro: IPHAN, COPEDOC, 2009
· Pensar a leitura: complexidade, org. Eliana Yunes. Rio de Janeiro: Editora PUC/Rio, Edições Loyola, (coleção Teologia e ciências humanas: 5), 2002.
· PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Editora 34, 2009.
· Seminário de Ação Educativa. Cultura e Educação: parceria que faz história. Coord. Editorial Helena Maria Mourão Loureiro e Betânia Gonçalves Figueiredo. Belo Horizonte: Mazza edições: Instituto Andrade Gutierrez/ MAO, 2007.
· SISTO, Celso.Textos e pretextos sobre a arte de contar Histórias. Rio de Janeiro: Editora Positivo, Série práticas e educativas, 2005.
· VARELLA, Drauzio. Maré, vida na favela. Drauzio Varella, Ivaldo Bertazzo e Paola Berenstein Jaques. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.
· VOGLER, Christopher. A jornada do Escritor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
· YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009.
Entre no Espaço de formação para ver os cursos em andamento
Cantigas de ninar e histórias para “puxar” o sono devem estar presentes desde cedo na vida da criança. Esse contato com os adultos afeta o emocional da criança, e assim começa a se tecer uma relação afetiva com a leitura. Mas, quando falamos sobre as práticas de leitura de textos literários voltados para crianças de 3 a 6 anos, no contexto da Educação Infantil, há toda uma complexidade em torno desse assunto: para que ler? O que ler? O que fazer depois da leitura?
Assim, com base na experiência adquirida nesse segmento, convidamos você para compartilhar momentos de reflexão, encantamento e criação por meio da arte literária. Será um tempo de leitura, de provocação, de invenção e reinvenção. Participe!
METODOLOGIA:
Contação de histórias, leitura de textos, oficina de criação de histórias e de objetos de apoio.
Objetivos:
Retomar seu “eu-criança” por meio da memória.
Resgatar as origens das narrativas orais tradicionais.
Vivenciar práticas narrativas.
Criar objetos de apoio para a contação de histórias.
Refletir sobre o papel do professor mediador/contador de histórias.
Objetivos:
Pensar sobre o lugar que a Literatura Infantil ocupa nos espaços de fomento à leitura.
Refletir sobre espaço/tempo destinado ao ato de ler na Educação Infantil.
Discutir sobre as práticas e as funções da leitura.
Desfrutar o prazer estético e intelectual da leitura de textos de diferentes gêneros.
Articular diversas linguagens a partir da provocação de um texto literário.
Conhecer projetos literários bem-sucedidos realizados pela biblioteca da Oga Mitá.
Público:
Professores, coordenadores, bibliotecários e profissionais de educação.
Para realização do curso, são necessárias, no mínimo, dez inscrições.
Ministrantes:
Ana Ribeiro, dinamizadora da Biblioteca da Educação Infantil e Ensino Fundamental I;
Selma Monteiro, dinamizadora da Biblioteca do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Local, Inscrições e Informações:
Rua Maxwell 194, Vila Isabel - Rio de Janeiro
(55 21) 3271 1916 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.