escola@ogamita.com.br | 

 

Pesquisar para legendar o mundo – projeto Monografia

Ainda emocionada com a noite do dia 27/11, lembro o escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós: “O mundo é um imenso livro sem texto. Escrever é legendar o mundo. Escrevemos a partir do que lemos no mundo. E lemos movidos pela curiosidade de saber o que o outro diz do mesmo mundo em que vivemos.”

Gostaria de saber o que dizem sobre o projeto Monografia. Da minha parte, senti necessidade de escrever o que pude ler enquanto esse projeto foi desenvolvido com o 9º ano e as emoções que atravessaram a noite de apresentações de  nossos/as queridos/as Pipipã.

Livro. Texto. Escrita. Leitura. Curiosidade. O Outro. Afeto. Convivência. O Mundo.

Esses ingredientes podem se combinar desde cedo. Embora o bebê compreenda a realidade de forma mais apurada do que se pensa, a curiosidade e a interação com o Outro é o que impulsiona sua exploração do mundo. A família é a primeira companhia nessa busca de significados. Depois aqui na escola, desde a Educação Infantil e mais adiante, professoras e professores contribuem sendo companheiras/os das crianças na curiosidade que as leva a observar, fazer perguntas, levantar hipóteses, testá-las… Ao buscarem respostas, as crianças criam legendas e registram suas descobertas: isso é pesquisar. 

Quando adolescentes, nossos/as pesquisadores/as vivenciam novos formatos de investigação até chegarem à produção de uma monografia, resultado do contato com as diretrizes iniciais de um trabalho científico. Nosso desejo é que entendam que cada um/a tem a capacidade de se aprofundar em um tema de seu interesse, revisar o que já foi dito sobre ele, expressar seu pensamento, da forma como pensa. E, finalmente, sentir com o corpo todo que todos/as e cada um/a têm a capacidade de aprender e ensinar. Neste projeto, podem contar com o cuidado de pesquisadores/as mais experientes, os/as orientadores/as, e a equipe da biblioteca. 

E nossos/as Pipipã, numa noite de apresentações emocionante e significativa, mostraram que isso é possível! Foi gratificante ver como se organizavam para entrar em cena e o apoio genuíno que davam uns aos outros nas salas, superando a ansiedade natural ante a expectativa de falar em público! Esse resultado veio de um processo desafiador, em que, com nosso apoio, superaram obstáculos para finalizar em tempo hábil uma produção mais exigente, uma experiência inédita na vida estudantil deles/as.

A participação das famílias foi fundamental, auxiliando em casa e dividindo com outras famílias a singularidade desse momento. Foi muito bonito ver pais, mães, responsáveis, familiares, colegas e nossa equipe presente se felicitando, num clima bem afetivo e festivo. É certo: família e escola juntas, legendando o mundo, fortalecem nossas crianças/estudantes em suas explorações, na leitura do mundo e na escrita de sua própria história. 

Parabéns a todos e todas que se envolveram com um projeto tão especial. Em nome da equipe, desejo um fim de ano pleno, harmonioso, cheio de boas energias e de esperança otimista na vida a todos e todas. Que 2026 nos proporcione encontros tão especiais quanto este! Selma Monteiro (dinamizadora da biblioteca Conde Quincas)

Pesquisar para legendar o mundo – projeto Monografia
Rolar para o topo