Com Bianca Vivarelli
Convocatória
A questão do desenvolvimento infantil tem sido foco das mais variadas perspectivas teóricas, seja no campo da Educação, no campo da Psicologia ou no campo da Medicina.
Muitas destas perspectivas concebem o desenvolvimento humano como produto de uma dupla incidência: de um lado, incidiriam os processos de ordem biológica, maturativa, neurológica e genética. De outro, os processos socioculturais e de constituição do sujeito psíquico.
No entanto, as pesquisas sobre desenvolvimento infantil tendem a privilegiar a dimensão neurológico/genética e nos deixam poucas respostas a respeito de como se dá a interseção entre corpo e mente, tal como prescrevia o poeta romano*, mens sana in corpore sano**.
Nas escolas, é bastante comum encontrarmos, entre os educadores, esta concepção segundo a qual uma criança pode ser dividida em duas metades: a cognitiva e a afetiva. Para entender a metade cognitiva, o educador conta com diversas correntes, tais como o desenvolvimentismo de Piaget e o construtivismo.Para a metade afetiva, tem como suporte a psicologia e psicanálise. Mas, nem sempre é simples fazer a conexão entre estas duas metades… Então, o que a psicanálise poderia ensinar ao educador sobre o desenvolvimento de uma criança?
A partir da perspectiva da psicanálise de Freud e de Lacan, passando brevemente pela vertente de Winnicott, discutiremos sobre o ponto de articulação entre o físico e o psíquico: a ideia que reúne num mesmo conjunto os determinantes orgânicos, os cognitivos, os socioculturais e os psíquicos: o conceito de pulsão.
Qual o lugar do adulto no estabelecimento do psiquismo da criança pequena? Qual o papel da sexualidade infantil ao longo do desenvolvimento da criança? Qual o papel do educador nesse processo? Esses serão alguns dos questionamentos sobre os quais nos debruçaremos em nossos encontros.
*Décimo Júnio Juvenal, poeta e retóricoromano, autor das Sátiras.
**uma mente sã em um corpo são
3 Encontros – aos sábados – das 8h30min às 12h30min
1º encontro: 06/05/17 – 2º encontro: 13/05/17 – 3º encontro: 20/05/17
Total de horas do curso: 12h
Público alvo: Pedagogos, Psicólogos, estudantes e profissionais que trabalhem com a primeira infância
Investimento: R$500,00 à vista ou em 2X de 250,00 – (1ª parcela no ato da matrícula e 2ª parcela dia 13/05/17)
Local: Escola Oga Mitá – Unidade Maxwell – Rua Maxwell, 194 – Vila Isabel Rio de Janeiro – RJ
PROGRAMA:
- Freud e a Psicanálise – uma breve história
- A consciência e o inconsciente
- A dinâmica do psiquismo e a pulsão
- O papel do adulto na constituição do psiquismo do bebê
- O Sujeito e o Eu – o conceito de sujeito do inconsciente
- A sexualidade infantil
- As fases do desenvolvimento da sexualidade humana: fase oral, fase anal, fase fálica, latência, fase genital
- As estruturas dinâmicas da personalidade psíquica: Id, Ego e Superego
OBS: A realização do curso está sujeita a um número mínimo de participantes
Bianca Vivarelli – Psicanalista,Musicoterapeuta, graduada em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música, Especialista em Psicanálise e Saúde Mental pela UERJ, membro do Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ, Supervisora para o corpo docente na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I da Escola OgaMitá.

