Referências - Célestin Freinet

FaceBook  Twitter

A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola.

O educador francês Célestin Freinet nasceu em 15 de outubro de 1896. A partir de perguntas sobre sua própria prática e suas observações das crianças, desenvolveu instrumentos de trabalho capazes de alterar a antiga rotina fria e cinzenta de sua classe, transformando-a num “canteiro de obras”, num ambiente de trabalho prazeroso, de construção do conhecimento pelos estudantes. Freinet somou ao ideário dos escolanovistas uma visão marxista e popular tanto da organização da rede de ensino como do aprendizado em si. Acreditava que era preciso transformar a escola por dentro, pois é exatamente ali que se manifestam as contradições sociais. Criou um projeto de escola popular, moderna e democrática. Morreu em Vence (França), no ano de 1966.

 

IDEIAS:

“A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola".

“É preciso ter esperança otimista na vida.”

O trabalho e a cooperação vêm em primeiro plano: “não é o jogo que é natural da criança, mas sim o trabalho”.

Criou com seus pares a pedagogia conhecida por muitos nomes (“Pedagogia Freinet”, “Pedagogia do Trabalho”, “Pedagogia do Bom Senso”, “Método Natural” e “Pedagogia do Sucesso”), uma prática pedagógica centrada na produção do estudante e na cooperação entre pares.

A Pedagogia Freinet procura levar a criança ao seu pleno desabrochar como um indivíduo autônomo, um ser social responsável, codetentor e coprodutor de cultura. Seus eixos fundamentais são o trabalho, a cooperação, a autonomia, a livre expressão e a relação de respeito entre professor e aluno e dos alunos entre si, integrando um binômio tradicionalmente tão compartimentado: vida e escola.