Gestão

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Pais, alunos, professores e funcionários de todos os níveis influenciam os processos pedagógicos e administrativos.

 

Gestão participativa

A participação é fundamental para a realização plena do projeto Oga Mitá.

 

Somos cidadãos do mundo e, portanto, co-responsáveis por tudo o que ocorre. A única forma de transformar este direito em realidade é através da participação. Cada um de nós é responsável pelo que acontece nas questões locais, nacionais e internacionais. A participação é o caminho da democracia, e quanto mais ampla e profunda, melhor.” (Herbert de Souza)

O processo de planejamento participativo da Oga Mitá foi implantado em 1979 e busca envolver toda a comunidade escolar na sua gestão. É na perspectiva de uma administração democrática que se estabelece, como ponto de chegada, a cogestão.

A participação tem sido a categoria fundamental deste processo/projeto. E sua maior consistência está na possibilidade de ser exercida tanto no processo pedagógico quanto nos aspectos administrativos, aparecendo coerentemente no processo/projeto educativo da Oga Mitá.

Esse planejamento se inicia com uma consulta ampla a todos os segmentos da comunidade escolar, sobre seus desejos e intenções a respeito da ação da escola, e se concretiza em uma Assembleia Geral, quando são aprovados, entre outros temas, o orçamento e o valor das mensalidades para o período proposto.

Ao longo do processo, algumas etapas subsidiam o encaminhamento de propostas à Assembleia Geral. E para que o processo seja de fato eficiente, ágil, mas sem perder seu caráter democrático, nestas etapas intermediárias envolvem-se apenas as representações dos diferentes segmentos da comunidade escolar.

 

Comunidade Oga Mitá    

Para o real entendimento do nosso processo de planejamento participativo, é necessário compreender a sua estrutura e as formas de representação de cada um dos segmentos da comunidade escolar.

 

Entidade Mantenedora

O GREI - Grupo de Educação Integrada /SEOM é uma Sociedade Civil por cotas limitadas que, atualmente, possui dois sócios. É a empresa juridicamente constituída que mantém a escola Oga Mitá.

 

Direção Colegiada

A direção da escola é exercida pelos sócios do GREI.

 

Coordenação Pedagógica

São os profissionais que coordenam a Proposta Político-Pedagógica da escola na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental e Médio.

 

Secretárias

São as profissionais que atuam como secretárias nas unidades da escola.

 

Professores de Turma

São aqueles que lecionam diretamente junto às turmas de Educação Infantil e às séries iniciais do Ensino Fundamental. Além desses profissionais, a escola oferece, anualmente, vagas para estagiários que atuam lado a lado com os professores de turma, com o objetivo de se capacitarem para exercer a profissão no futuro.

 

Professores Complementares

São especializados nas áreas de Artes, Educação Física e Música que atuam na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

 

Professores Especialistas

Lecionam os diferentes componentes curriculares nos segmentos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A escola também pode oferecer vagas para estagiários nesses segmentos.

 

Funcionários

São todos os empregados do GREI que atuam na área administrativa da escola.

 

Estudantes e Pais

São os beneficiários diretos do processo-projeto Oga Mitá. São estudantes todos/as aqueles/as regularmente matriculados/as na escola. Os pais (pai, mãe e responsáveis) são os requerentes de matrícula anual para seus/suas filhos/as.

Uma vez compreendida a estrutura da escola, passamos a descrever as etapas do Processo de Planejamento Participativo e quem delas participa.

 

Etapas do planejamento participativo

Seu objetivo final é envolver toda a comunidade escolar para avaliar e definir o planejamento da escola e, em função deste, seu orçamento, bem como o valor das mensalidades.

Começa com uma consulta ampla a todos os segmentos da comunidade escolar [direção, coordenação, secretárias, funcionários(as) e alunos(as) (internamente) e pais (externamente)] sobre seus desejos e intenções a respeito da ação da escola.

Com o intuito de melhor organizar o processo de planejamento participativo, existe uma Comissão de Planejamento da qual participam representantes dos diferentes segmentos da escola (pais, professores, coordenação, direção). Essa Comissão tem caráter de apoio técnico consultivo junto ao processo de planejamento participativo. Sua atuação se dá na elaboração das propostas de planejamento físico e orçamentário da escola.

A partir da consulta à comunidade, todas as solicitações que envolvem custos são encaminhadas para a comissão que elabora diferentes propostas orçamentárias que viabilizem a manutenção do projeto Oga Mitá. A Comissão de Planejamento não tem poder de decisão, mas compete a ela acompanhar, junto à direção, a execução do orçamento aprovado nas Assembleias Gerais.

É nas Assembléias Gerais que a comunidade escolar aprova democraticamente o orçamento e o valor das mensalidades para o período proposto. A Assembleia Geral é soberana no processo de planejamento participativo e tem caráter decisório. Dela participa toda a comunidade escolar, que aprova o planejamento físico, o orçamento da escola e os valores das mensalidades.

 

Premissas básicas que fundamentam o planejamento participativo

Não é possível trabalhar educativamente com crianças e adolescentes sem desenvolvermos, concomitantemente, um processo de educação para os adultos a eles(as) relacionados, tanto os da casa (pais, familiares etc.) quanto os da escola (professores/as, coordenadores/as, diretores/as e funcionários/as).

Educação é um processo social global que se dá sempre numa sociedade concreta definida historicamente.

A escola não é a única instância de educação na sociedade.

A escola, na função de agência social, é a propiciadora do processo educativo, que engloba a apropriação da cultura e dos conhecimentos socialmente produzidos.

A educação formal – escola – o ensino – tem sua função específica e possui um potencial de contribuição na mudança social, numa perspectiva dialética da sua ação junto aos indivíduos nela envolvidos.

A gestão da escola conta com todos os indivíduos da sua comunidade, na medida em que esses podem participar diferencialmente nos seus aspectos administrativos e pedagógicos.

Existem diferentes níveis e formas de participar: uns têm parte, outros fazem parte e outros tomam parte.

Cada segmento da comunidade escolar, em função da sua posição na estrutura da escola e de suas competências específicas, pode se envolver nos processos administrativo e/ou pedagógico, contribuindo efetivamente com resultados coletivos, fruto de diferentes participações.

A cogestão é uma forma de gestão da escola, que conta com as diferentes formas de participação dos indivíduos da comunidade escolar, operacionalizando-se no processo de planejamento participativo e nas possibilidades democráticas de interferências nos processos decisórios, através de instâncias consultivas ou deliberativas, preservadas as competências de cada um.

 

Equipe

Para organizar e orientar todas as ações que são definidas pela comunidade Oga Mitá, existe uma equipe dedicada. 

Equipe

 

 Parceria com as famílias

Acreditamos que é na parceria e na cumplicidade entre casa e escola que podemos aprimorar a qualidade do trabalho desenvolvido.

 

Parceria com as famílias

É de especial importância a relação que construímos com os pais e familiares de nossas crianças e jovens. Acreditamos que é na parceria e na cumplicidade entre pais, professores, coordenadores e todos os que fazem parte da comunidade escolar que podemos aprimorar a qualidade do trabalho desenvolvido, que prioriza a cooperação e a afetividade.

Especialmente na Educação infantil, quando as crianças estão iniciando sua vida escolar, é fundamental que os pais nos conheçam, conheçam a nossa proposta e se deixem conhecer. Mas o conhecimento mútuo é um processo, e não um momento estanque na época do ingresso da criança na escola.

Antes mesmo de o estudante ser matriculado, a família é recebida pela coordenadora pedagógica, que apresenta o projeto e abre um espaço para que os pais falem de suas expectativas em relação à educação de seus filhos.

Logo que recebemos um estudante novo, entregamos uma ficha  para podermos conhecer sua história, suas características e também a história da família. Consideramos que esse primeiro contato é fundamental para que se estabeleça um vínculo de confiança entre família e escola. Mas os encontros individuais continuam acontecendo ao longo do processo, à medida que a família e/ou a escola sintam necessidade desses encontros.

A escola oferece, ainda, múltiplos canais de participação dos pais:

- Reuniões de turma: são encontros trimestrais com os professores das turmas onde, além de apresentar o planejamento do trimestre e avaliar o vivido, procuramos (através de textos, filmes e trabalhos vivenciais) levar os pais a conhecer, questionar e refletir sobre o trabalho que estamos desenvolvendo.

- Projetos: durante os projetos desenvolvidos com as crianças, os pais são também nossos companheiros, pesquisando, enviando materiais, sendo entrevistados, trocando informações, educando e se educando junto conosco.

- Atividades de Integração por turma: são encontros combinados pelo grupo sob a coordenação do professor nas reuniões de turma. Pode ser um passeio, um almoço, uma peça teatral, uma viagem... E todos os detalhes são preparados cooperativamente por pais e professores.

- Algumas atividades de integração abrangem toda a comunidade escolar e estão previstas no calendário anual.

- Fórum de Pais e Professores: são encontros apenas para adultos, em que são discutidos temas sugeridos pelas famílias ou indicados pela equipe pedagógica. Algumas vezes convidamos especialistas para enriquecer o debate; em outras ocasiões, as questões são discutidas entre nós, numa troca de experiências e pontos de vista.

- Comissão de planejamento.

- Assembleia Geral.

São muitas as formas de participação, de integração e representação dos pais nos diferentes espaços da escola, que tem como objetivo maior fortalecer este projeto político-pedagógico que aposta na cooperação e na transparência para construção de uma sociedade mais humana.