Ensino Fundamental I

FaceBook  Twitter

Ensino Fundamental l

À medida que avança em seu desenvolvimento, a criança é capaz de construir conceitos cada vez mais abstratos em níveis cada vez maiores de generalizações.

 

1º ao 5º ano

Pensamos a educação como uma prática social, inserida em um contexto histórico, social, político e cultural. Os avanços tecnológicos do último século, especialmente aqueles ligados à comunicação e à informação, exigem uma escola dinâmica, que ultrapasse a simples transmissão de informação e que se comprometa com a aprendizagem de cada um e de todos os seus alunos. Transformar informação em conhecimento, garantir o acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade, contribuir para a formação de um aluno participativo, crítico e que exerça sua cidadania são os principais objetivos do trabalho que desenvolvemos no Ensino Fundamental.

Em nossa metodologia respeitamos a história de nossos alunos, seus interesses, desejos, informações e competências, que são produzidos pela sua interação com os seus pares, com o professor e com os diferentes contextos em que está inserido. Para nós, não é só o aluno que aprende nem só o professor que ensina. Ambos compartilham dessa construção, embora de forma diferenciada. Assim, o objeto de conhecimento a ser construído junto aos(às) alunos(as) ultrapassa os conteúdos disciplinares dos livros didáticos, os modelos preestabelecidos, porque são incontroláveis as aprendizagens que ocorrem fora e dentro da escola.

A sala de aula precisa "abrir a porta" para os sentimentos e as histórias dos(as) alunos(as) e professores(as). Procuramos construir um cotidiano escolar repleto da vida que acontece dentro e fora dos muros da escola, porque só dessa forma podemos proporcionar uma aprendizagem que tenha sentido e significado para nossos alunos e alunas.

Cabe a este ciclo o acesso a conceitos mais gerais de cada área de estudo, para que o aluno redimensione e amplie o conhecimento de que já dispõe. Nele, a criança terá a possibilidade de apropriar-se do conhecimento socialmente construído e ampliar sua própria capacidade de conhecer e usufruir deste.

A ideia, ainda, é fazer com que o estudante tenha a possibilidade de relacionar dados, fatos, conceitos das diversas ciências, utilizando os conhecimentos adquiridos como instrumento de reflexão crítica sobre a realidade. Queremos que exercite sua postura crítica e sua criatividade, ousando se contrapor a estereótipos e padrões rígidos de ordem estética, social e cultural.

 

Funcionamento da secretaria

Rua Conde de Bonfim, 1.305 – Tijuca (Baixo Bonfim). Tels.: 2278-8116 e 2278-8260

Horário: das 8h às 17h. 

 

Horários de entrada e saída

Turno da manhã: Entrada – 7h30 / Saída – 12h

Turno da tarde: Entrada – 13h / Saída – 17h30

Saída do Horário Integral – 17h30

 

Horário integral

Foi pensado para oferecer à garotada uma extensão de sua casa. Nesse tempo/espaço eles têm o acompanhamento de um(a) profissional da escola, sempre atento(a) ao desenvolvimento da autonomia e das especificidades de cada um.

Rotina –  Inclui o lanche, no meio das manhãs e das tardes. Eles têm um momento reservado para fazer o contrato (trabalho de casa). E é arrumando a roupa, trocando a toalha e pegando o sabonete e o xampu que todos se preparam para o banho. Nesses momentos, o grupo da Manhã se arruma, indo em seguida para a escolaridade; já o grupo da Tarde, depois do lanche, vive essa rotina na volta para casa.

Na hora do almoço, que é preparado de acordo com a orientação de uma nutricionista, os dois turnos do Integral se encontram.

 

As crianças realizam uma atividade física duas vezes na semana, como Natação e Judô, mas ainda sobra muito tempo para as brincadeiras, descobertas e excursões.