Meninos do Mato

FaceBook  Twitter

20181026 meninosdomato 27

Neste trimestre, a turma Waiwai-Oré (1ª série do Ensino Médio) está produzindo, nas aulas de Redação, textos poéticos e injuntivos, entre outros.

Seguindo os conceitos da pedagogia de Freinet, que compreende o trabalho associado ao contato com a natureza como a melhor experiência de aprendizagem possível, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender, na prática, como plantar uma horta para pequenos e médios ambientes. Foram distribuídas, entre duplas de estudantes, mudas e sementes de verduras, legumes e temperos variados, bem como de uma flor comestível (precisamente: capuchinha, alecrim, hortelã, manjericão, cenoura, alface lisa, alface roxa e boldo). Em seguida, foram demonstrados os processos de preparo da terra e dos recipientes que receberiam as plantas, que foram dispostas em vasinhos e potes de sorvete reciclados.

Enquanto executavam a atividade, os estudantes receberam, da professora Milena Eich, trechos de versos extraídos do livro "Menino do Mato", de Manoel de Barros. A atividade de plantio foi feita no pátio coberto e depois de tudo pronto e da área ter sido devidamente limpa, os vasos foram instalados no peitoril da janela da sala deles. A ideia é transportá-los em breve para a horta oficial da escola, à medida que as plantinhas cresçam e se tornem mais resistentes.

Após o plantio, eles leram em voz alta os versos recebidos durante a atividade e cada um partilhou com outros sua interpretação particular. Foram discutidas as possibilidades de interpretação e a organização vocabular e rítmica dos poemas, a fim de instigá-los à produção de suas próprias poesias, a serem desenvolvidas em casa e nas aulas subsequentes a essa.

Além disso, eles também receberam a incumbência de produzir textos injuntivos, dessa vez com orientações sobre plantio e cultivo de hortas caseiras, bem como sobre o posterior aproveitamento das hortaliças como alimento ou remédio.

Futuramente, as produções serão trazidas a público, em um dia em que eles prepararão uma "feirinha" de demonstração dos resultados e discussão de demais possibilidades. Na ocasião, serão descritas em texto e demonstradas ao vivo as propriedades das plantas cultivadas, as quais serão servidas em receitas variadas (chás, saladas, temperos etc.), também preparadas por eles.

Ah, convém esclarecer... A presença do adesivo "50 Boulos" ali se deve a uma brincadeira por parte dos meninos Lucas, Leonardo e Gustavo, que plantaram um galho de Boldo. Dado seu bom humor, o trocadilho foi inevitável. Portanto, no pote de sorvete, apresento-lhes "Guilherme Boldos". Alice embarcou na onda e batizou de "Alfacéfala" a sua verde e delicada alface. Já as outras plantinhas, tadinhas, ainda aguardam para ser devidamente “batizadas”. Aceitamos sugestões!

Professora Milena Eich, Redação – Ensino Médio

 

Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.