Tardes no quintal da Casa da Criança

FaceBook  Twitter

20180219 tardenoquintal 16

O Fulni-ô tarde tem vivido momentos muito significativos no “quintal” da nossa escola. A exploração desse espaço faz parte da rotina das crianças. Isso garante para elas viverem momentos de criação, interação, exploração e construção. No olhar de cada pequeno(a) e na movimentação do grupo, percebemos o quanto os espaços externos, como o quintal, conhecido também como pátio azul, e a quadra, têm sido expressivo para todos(as).
Por isso, temos ido constantemente a esses espaços. O brincar livre e espontâneo é garantido. Nesse brincar as crianças expressam seus desejos por meio da ação, movimento ou mesmo verbalização, enriquecendo seu repertório criativo e sua descoberta pessoal. Além disso, é um momento em que as crianças lidam com sentimentos e emoções, estabelecem novas interações com o outro, o objeto, o espaço, o tempo, as causas e os efeitos que regem os acontecimentos.
A Fulni-ô tem se divertido muito com as brincadeiras tradicionais de corrida, “galinha-choca” e “meus pintinhos venham cá”. Também, o tanque de areia, os caixotes e a brincadeira de comidinha são muito apreciados pela garotada.
Para “cozinhar”, além das panelas, colheres e recipientes, as crianças ampliam as possibilidades do faz de conta recolhendo do pátio elementos do nosso jardim, como: folhas secas, flores, galhos, graveto, terra e a areia do próprio tanque, criando diferentes receitas.
Assim, a cada dia, seguimos atentas aos desejos de nossos(as) pequenos(as) e às possibilidades de exploração dos espaços da escola.
Confira toda a aventura vivida pelo Fulni-ô tarde!

Professora: Mayara Corenza

 

Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.