Colônia de férias Oga Mitá 2018

FaceBook  Twitter

Colônia de Férias janeiro de 2018

“As crianças formam para si seu mundo das coisas, um pequeno no grande, elas mesmas. Seria preciso ter em mira as normas desse pequeno mundo de coisas, se quer criar deliberadamente para as crianças e não se prefere deixar a atividade própria, com tudo aquilo que é nela requisito e instrumento, encontrar por si só o caminho que conduz a elas.”
(Benjamin)

O brincar abre para as crianças muitas janelas para o campo simbólico e compreensão sobre a realidade. São tantas as possibilidades quando é permitido que as crianças sejam autoras, criem, aprendem a olhar e compreender o mundo de outros ângulos. E nessa liberdade elas reinventam suas próprias histórias que são compartilhadas com os parceiros de brincadeiras, construindo vínculos e novas regras.
Brincar, mais do que diversão, é uma forma de interagir com a realidade. É através da brincadeira que a criança recria, interpreta e estabelece relações com o mundo em que vive. O brincar de faz de conta não é, portanto uma atividade ausente de regras, porém, estas são criadas e partilhadas pelos próprios participantes.

Nossa colônia de férias foi tecida com muitos fios brincantes. Costuramos saberes bordando arte e educação, acreditando em uma infância cheia de sentidos e significados. As crianças eram observadas de maneira integral e cuidadosa e a brincadeira era o fio condutor.

A cada manhã os espaços eram organizados com muita delicadeza promovendo propostas para a exploração individual e coletiva. Aguardávamos com expectativa e carinho a chegada das crianças e assim, o pátio e as salas eram preenchidos pelo burburinho, pelos ruídos das brincadeiras que enchiam a escola de vida, pelos sons que o encontro produzia.
Era simplesmente mágico! A tessitura se fez dia a dia, a chegada, o acolhimento que se descortinava a cada encontro. Um simples jambo que caía poeticamente contribuía com arte vivida e transformada no pátio azul.
Pensamos em cada material com carinho, cuidado e intencionalidade, despertando o desejo de nossos pequenos para explorar, sentir e experimentar a diversidade dos objetos selecionados e expostos.
E assim garantimos espaço e tempo para criação, comunicação e movimento e pouco a pouco as crianças se encantavam e desejavam estar conosco todos esses dias, explorando todo o espaço físico o qual convidava à brincadeira e à exploração, elas viveram intensamente cada proposta.
Foi um tempo vivido com muita intensidade e alegria. Nossas manhãs eram repletas de encantamento, saberes, afetos e muita diversão! Confiram nossos registros!
Equipe da Colônia de Férias

 

Copyright (c) Oga Mitá 2015. All rights reserved.