Rodas de livros... de Arte - Cotidiano e práticas educativas

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20170615 rodadelivrosdearte 09

A partir da observação do gosto das crianças pelos livros de literatura, como professora de Arte comecei a propor também o contato com um livro não muito comum: o livro de arte. Assim surgiu o projeto Rodas de livros de Arte, desenvolvido com crianças do primeiro e segundo ano do ensino fundamental, que tem como objetivos: ampliação de repertório de imagens e textos visuais, desenvolvimento da autonomia para a leitura de livros de Arte, atendimento à diversidade de interesses de cada grupo.  Desta forma, busco tornar acessível um tipo de livro que, de um modo geral, está distante do repertório infantil, contribuindo também para que as crianças tenham mais intimidade com a diversidade das imagens artísticas.

No desenvolvimento do projeto, a aula inicia com uma roda de conversa, na qual apresento uma temática (contextualização) e propostas para seu desenvolvimento (fazer artístico). Seleciono, então, alguns livros para compartilhar com o grupo, mostro alguns detalhes que considero ser de interesse: um tipo de imagem que alguém tenha citado em aulas anteriores, ou um traçado que alguma criança tenha relacionado em algum momento, por exemplo. Depois disso os livros ficam dispostos numa prateleira de livre acesso. A partir de então, as próprias crianças podem fazer suas leituras, em momentos independentes – antes de iniciar o fazer artístico, numa pausa ou no final de cada aula. Cada criança seleciona o(s) livro(s) que deseja ler. Conforme os livros são lidos, vou percebendo o interesse de cada turma, podendo ampliar o acervo disponibilizado.

Tenho observado que as crianças vêm demonstrando crescente interesse em ler os livros de Arte, e o fazem com espontaneidade e entusiasmo. O que iniciou como uma experimentação, considero hoje como um potente caminho para a renovação de minha prática pedagógica para o ensino de Arte. 

Xênia Fróes da Motta
Professora de Artes Visuais Ensino Fundamental I 

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